30 de setembro de 2008

Temperaturas de Serviço

Em tempo gostaria de esclarecer que as temperaturas de serviço que indico como ideais para consumo das cervejas postadas, nem sempre são aquelas indicadas pela própria cervejaria ou por outros cervejólogos ou mestres cervejeiros.
Quem estuda cerveja há algum tempo, sabe que para cada estilo existe uma temperatura específica de degustação que muitas vezes varia de um mínimo “x” a um máximo “y”.
Michael Jackson, não aquele que dá pulinhos e pensa que é lobisomem, mas o falecido (em 30/08/2007) beer hunter, sugere, por exemplo, a temperatura de 15 a 18 graus para degustar a belga Leffe Radieuse. Não devemos ser tão rigorosos, podendo bebê-la a 12 ou 13 graus, talvez até a 7 graus. Não seria justificado porém, consumi-la a uma temperatura de 4 graus. O importante é sempre degustar uma cerveja em temperatura que seja possível sentir todo o aroma e sabor que o estilo pode proporcionar. Nunca, nunca, estupidamente gelada!! Isso é totalmente reprovável, mesmo em se tratando de uma pilsen!!
Portanto, apreciem suas cervejas sempre observando as temperaturas razoáveis e em companhia de pessoas especiais. Desta forma sempre terão uma experiência prazerosa.
Abaixo segue tabela de Michael Jackson adaptada para o clima e gosto brasileiros, que pode ajudar na hora de degustar sua cerveja, mas lembre-se, serve apenas para nortear:

-de 2 a 4°C: Pale Lagers, cervejas de trigo claras, inclusive as belgas (estas a 4 graus), cervejas sem álcool e qualquer cerveja que tenha o objetivo de refrescar.
-de 5 a 7°C: Lambics de fruta e Gueuzes, Pale Ale, Helles, Vienna
-de 8 a (10º ou 12°C): Lagers Escuras, Amber Ale, Trigo Escuras, Porter, Stout, Strong Ales claras, Tripel, Dubbel e Bock.
-de 13 a 16°C: Quadrupel, Strong Ales Escuras, a maioria das cervejas especiais Belgas (incluindo as Trapistas), Eisbock e a Doppelbock.