17 de setembro de 2008

Baden Baden Tripel

Estou quase concluindo a degustação de todas as Baden Baden. Consegui duas garrafas da famigerada Baden Tripel de núneros 1.882 e 2.258 de 2.500 produzidas. A segunda com kit completo (cerveja + taça + caixa metálica). Já imaginava o que esperar desta cerveja. Não chegou a ser uma decepção, mas não empolgou! A garrafa 1.882 será degustada futuramente com o objetivo e esperança de que haja uma evolução pra melhor dessa cerveja, que foi uma grande “empreitada” da Schincariol.

A linda caixa metálica que acondiciona a também linda garrafa de cerâmica produzida pela Ceramarte de Rio Negrinho/SC, acompanhada da taça, nem tão bonita, que complementa o Kit.

As impressões:

Baden Baden Tripel
Garrafa nº 2.258 (degustada em 13/09/2008)

Família – Ale
Estilo - Tripel
Teor de álcool – 14,0%
Temperatura de serviço – 10 a 12 graus
Cor – Rubi, avermelhada, límpida, bela cor.
Espuma – Média formação e média/pouca duração.
Aroma – Avelã, uva, doce, álcool, frutado.
Sabor – Quente, licorosa, corpo médio com média cabonatação, doce, frutada, álcool, uva, “vinho”, bastante complexa.
Veredicto – Cerveja nacional mais forte do mercado. Tripel ??? Não sei! Tripel porque passou por um processo de três fermentações ?? Não me fez lembrar de outra do estilo. Mas sabe-se também que este tema é polêmico. Já esperava que não seria tão maravilhosa... Sensorialmente não vale seu preço: em média R$ 140,00, em caixa metálica com copo e R$ 75,00 só a garrafa. Porém, a embalagem, garrafa e tampa (flip top), além do tempo de maturação (15 meses) e, principalmente, a iniciativa da Baden Baden depois de sua venda para a Schincariol, talvez justifique o preço.