18 de setembro de 2008

Cervejas Eisenbahn

Sob o comando de um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, em julho de 2002 nasce a Cervejaria Sudbrack, em Blumenau/SC, com a marca Eisenbahn que significa ferrovia em alemão. Inicialmente produziu três estilos de chopp: Pilsen, de origem Tcheca; Dunkel, de origem alemã; e Pale Ale, de origem belga.
Em 2003 lança o Weizenbier, chopp de trigo originário da Alemanha e em seguida a Weihnachts Ale, uma cerveja sazonal produzida em comemoração ao Natal, tradição vinda também da Alemanha.
Em 2004 é produzida a primeira cerveja orgânica do Brasil, a Eisenbahn Natural e a Weizenbock, uma bock de trigo.
Em 2005 é lançada a Kölsch, cerveja originária da cidade de Colônia, também na Alemanha e a Rauchbier, primeira cerveja brasileira feita com maltes defumados.
Já em 2006 a Eisenbahn lança a Strong Golden Ale, de inspiração belga e a Eisenbahn Lust, cerveja produzida pelo mesmo método de fabricação dos champanhes franceses, sendo a terceira do estilo no mundo e a única no Brasil.
Em Julho de 2007 ao completar 5 anos de existência, lança a Eisenbahn 5, cerveja do estilo Vienna Red comemorativa do aniversário. E em dezembro, lança a Lust Prestige, uma versão mais aprimorada da Lust, que tem um ano de maturação ao invés de três meses.
Por fim, em 2008, já pertencendo ao grupo Schincariol, disponibiliza a cerveja Oktoberfest, uma märzen sazonal. Degustei todas elas e postarei hoje, a Eisenbahn Natural e a Rauchbier, que seguem a lei de pureza alemã como todas as Eisenbahn, com exceção da Lust e da Prestige. As impressões:

Eisenbahn Natural
Família – Lager
Estilo – Pale lager (produzida com ingredientes orgânicos).
Teor de álcool – 4,8%
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarelo/ouro.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa.
Aroma – Lúpulo, malte, cereais, doce.
Sabor – Média carbonatação, corpo médio, malte e lúpulo equilibrados com final levemente amargo.
Veredicto – Boa cerveja. Bastante saborosa sendo melhor que a própria pilsen da Eisenbahn, embora seja uma pale lager.

Eisenbahn Rauchbier
Família – Lager
Estilo – Rauchbier
Teor de álcool – 6,5%
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Âmbar escuro
Espuma – Ótima formação e duração, cremosa, bege.
Aroma – Bastante defumado, malte, doce.
Sabor – Média carbonatação com corpo médio/leve, defumado com amargor final.
Veredicto – Não há muito a dizer. É uma rauchbier, originária de Bamberg, na Alemanha, cerveja feita com maltes defumados. E o que se destaca é isso, o defumado!! Boa para harmonização com charutos e pratos também defumados.
OBS - Postado em 22/09/2008 (Erro do Blog)