A cervejaria alemã Hofbräu pertence à prefeitura de Munique e nos seus mais de 400 anos de existência, sempre foi a cerveja oficial da Corte Real Bávara. Tem em Munique, a maior choperia do mundo, o Hofbräuhaus, que recebe em média 1,2 milhões visitantes por ano onde são servidos aproximadamente 5.000 litros de chope por dia.A Hofbräu München, carinhosamente chamada HB foi fundada em 1589 por Wihelm V, Duque da Baviera. Desde então o consumo das cervejas produzidas só aumentou contribuindo para a mudança da fábrica de local seguida de uma grande reforma em 1896/97.
Bombardeada em 1944, na segunda guerra mundial, teve sua reconstrução iniciada logo após o final da guerra, em 1945, com a conclusão da cervejaria somente em 1958.
Uma moderna fábrica foi construída em Riem, inaugurada em 1988 com ampliação em 1995.
Essa histórica cervejaria exporta suas cervejas para o Brasil desde 2006. Bem no início era possível encontrar também suas versões de trigo e a munich dunkel. Hoje somente podemos apreciar a Original (clara de Munique) e a Oktoberfestbier (märzen). Todas seguem a lei de pureza alemã de 1516.
Degustei a Original e declino minhas impressões:
Hofbräu Original
Família – Lager
Estilo – Clara de Munique (Helles)
Teor de álcool – 5,1%
Temperatura de serviço – 3 a 4 graus.
Cor – Dourada clara.
Espuma – Ótima formação e boa duração.
Aroma – Lúpulo, frutado, pouco malte.
Sabor – Corpo médio, boa carbonatação, início amargo do lúpulo com final doce de malte, picante.
Veredicto – Muito boa cerveja para os apreciadores desse estilo! Vale a pena experimentar para perceber a diferença desta para uma pilsen.