11 de setembro de 2008

Hofbräu Original - HB

A cervejaria alemã Hofbräu pertence à prefeitura de Munique e nos seus mais de 400 anos de existência, sempre foi a cerveja oficial da Corte Real Bávara. Tem em Munique, a maior choperia do mundo, o Hofbräuhaus, que recebe em média 1,2 milhões visitantes por ano onde são servidos aproximadamente 5.000 litros de chope por dia.
A Hofbräu München, carinhosamente chamada HB foi fundada em 1589 por Wihelm V, Duque da Baviera. Desde então o consumo das cervejas produzidas só aumentou contribuindo para a mudança da fábrica de local seguida de uma grande reforma em 1896/97.
Bombardeada em 1944, na segunda guerra mundial, teve sua reconstrução iniciada logo após o final da guerra, em 1945, com a conclusão da cervejaria somente em 1958.
Uma moderna fábrica foi construída em Riem, inaugurada em 1988 com ampliação em 1995.
Essa histórica cervejaria exporta suas cervejas para o Brasil desde 2006. Bem no início era possível encontrar também suas versões de trigo e a munich dunkel. Hoje somente podemos apreciar a Original (clara de Munique) e a Oktoberfestbier (märzen). Todas seguem a lei de pureza alemã de 1516.
Degustei a Original e declino minhas impressões:

Hofbräu Original
Família – Lager
Estilo – Clara de Munique (Helles)
Teor de álcool – 5,1%
Temperatura de serviço – 3 a 4 graus.
Cor – Dourada clara.
Espuma – Ótima formação e boa duração.
Aroma – Lúpulo, frutado, pouco malte.
Sabor – Corpo médio, boa carbonatação, início amargo do lúpulo com final doce de malte, picante.
Veredicto – Muito boa cerveja para os apreciadores desse estilo! Vale a pena experimentar para perceber a diferença desta para uma pilsen.