28 de julho de 2011

Dama Bier Weiss

Inaugurada em 2009, pelos Bazzo, sobrenome conhecido no mundo cervejeiro com história ligada a da Bamberg e também da Burgman, a Dama Bier está em Piracicaba/SP (cidade demais com aquele riozão e boas cervejarias). Com aproximadamente 1189 m2, produz cerca de 50.000 litros de cerveja por mês. Do bar da fábrica é possível visualizar toda a produção das cervejas Dama. Quando visitei a fábrica quatro versões eram engarrafadas e uma Stout estava quase pronta para encontrar os amantes de boas cervejas. Começo hoje a apresentar as cervejas da fábrica piracicabana. Seguem as impressões da Dama Bier Weiss suando:

Dama Bier Weiss
Deg. 19/03/2011
Família – Ale
Estilo – Weizenbier.
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarelo pálido, turva.
Espuma – Média formação e média duração, branca.
Aroma – Cravo, banana, doce, fermento.
Sabor – Médio corpo e média/boa carbonatação, doce de malte, banana e cravo, certa adstringência, evidente acidez, leve fermento, levíssimo amargor de lúpulo.
Veredicto – Para uma cerveja de trigo, o creme deixa um pouco a desejar. Mas é bem saborosa e aromática trazendo a tona as características principais do estilo. Algumas versões de weizen são adocicadas demais, já a Dama de trigo apresenta-se bem equilibrada, destacando o cravo, que particularmente, me agrada. Também poderia ser mais carbonatada contribuindo para a refrescância. No geral, ótimo custo/benefício!!