15 de julho de 2011

Baltika 9 Extra

Produzida desde 1998, a Baltika 9 Extra é exportada para quase 40 países e utiliza cevada não-maltada na receita, além claro, de lúpulo, maltes, levedura e água. Com mais de nove prêmios na bagagem, a Extra foi prata em 2008, numa das mais conceituadas competições de cerveja que acontece anualmente em Bruxelas, na Bélgica. O Taste Award Superior tem grande credibilidade principalmente pela formação do corpo de jurados, composto por representantes de prestigiados institutos europeus de culinária e por Sommeliers da Associação Internacional de Sommeliers (ASI). Seguem as impressões de mais uma russa, a Baltika 9 Extra:

Baltika 9 (Nine) Extra
Deg. 07/06/2011
Família – Lager
Estilo – Malt Liquor.
Teor de álcool – 8,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Dourada, límpida.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, branca.
Aroma – Doce, leve frutado, frutas amarelas, (pêssego?), (abacaxi??), levíssimo álcool.
Sabor – Médio corpo e média/baixa carbonatação, doce, baixa licorosidade, leve frutado, levíssimo amargor de lúpulo, álcool, “sensação quente”, final de álcool e doce.
Veredicto – Outra boa cerveja russa. Tenho que admitir que é a primeira malt liquor que realmente me agradou e me fez pensar em comprar outra garrafa. Não é um estilo para muitos sabores e aromas, mas esta versão até mostrou alguns encantos sensoriais!!! É de um brilho sem igual!! Bonita na taça! Mas é condição indispensável degusta-la mais aquecida mesmo! Ideal aos 10 graus! Como é bom surpreender-se positivamente, não?! Das quatro russas degustadas até agora, três são recomendáveis!