24 de julho de 2011

Lucan Export

A cidade tcheca de Zatec, com aproximadamente 20.000 habitantes (censo 2004), produz lúpulos de fama mundial desde o século X. No fim do século XVIII, havia trinta maltarias e quatro cervejarias na cidade. Em 1800 uma nova cervejaria, também de nome Zatec, iniciou sua produção nas ruínas de um castelo na cidade. Com o tempo, os antigos tanques de fermentação foram reformados, uma moderna sala de brassagem foi construída e investiu-se em alta tecnologia para engarrafamento e envase. Dentre os vários rótulos produzidos, apenas um, por enquanto, chegou ao Brasil. Seguem as impressões da Lucan Export:

Lucan Export
Deg. 21/07/2011
Família – Lager
Estilo – Bohemian Pilsener.
Teor de álcool – 5,3 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourado intenso/âmbar, leve turbidez.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege clara, cremosa.
Aroma – Maltes, biscoito evidente, mel agradável, leve lúpulo fino floral.
Sabor – Médio corpo e boa carbonatação, doce dos maltes, amargor fino do lúpulo em segundo plano, mas equilibrando o dulçor, final amargo e relativamente seco com leve adocicado maltado.
Veredicto – Antes, as bolhas formadas no fundo da taça poderiam indicar uma limpeza deficiente do vidro. Mas no caso em questão não foi o que ocorreu. A taça estava muito bem limpa. Não sei ainda o que pode ter acontecido. Fora isso, é uma cerveja surpreendente!! É muito boa! E o biscoito que o importador chamou a atenção na divulgação do produto, realmente aparece muito evidente e agradável no aroma. O mel levemente percebido, é o diacetil presente e necessário para o estilo proposto. É isso, outra pilsen tcheca muito bem feita como de praxe. Defeito?? O rótulo não traz qualquer informação!! Nem as básicas como teor de álcool, por exemplo. Aí é necessário recorrer ao site da cervejaria para sanar as dúvidas!