17 de julho de 2011

Baltika 8 Wheat

A Baltika 8 Wheat foi lançada em 2001 e é exportada para 29 países. A versão de trigo não filtrada da cervejaria russa tem traços fortes de personalidade como vocês verão na degustação. A Baltika 8 também é premiada. Em 2008, ganhou medalha de bronze na categoria Wheat Beer Packaged, no Australian International Beer Awards, bem como a Osiris de Ouro na categoria Melhor Wheat Beer no concurso de degustação profissional no X Big Moscow Beer Festival. Seguem as impressões da Baltika 8 Wheat:

Baltika 8 Wheat
Deg. 09/07/2011
Família – Ale
Estilo – Weizenbier.
Teor de álcool – 5,0%.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Alaranjada, turva.
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa, branca.
Aroma – Fermento bem evidente, seguido de banana moderada e leve cravo, doce, cítrico, frutada, (frutas vermelhas???).
Sabor – Médio corpo e boa carbonatação, doce agradável, banana e fermento outra vez evidentes, especiarias/cravo, cítrico, leve acidez.
Veredicto – Muito saborosa!!! Uma cerveja de escola alemã feita na Rússia que se não contar (e não levar em conta características muito peculiares deste rótulo), ninguém duvida que é genuinamente alemã! É menos doce do que normalmente é uma weizen! Também “acredito” que percebi algo diferente do que se tem em cervejas do estilo!!! Estou falando de aroma de “frutas vermelhas”. A visão tende a dominar os outros sentidos. Digo isso, porque alguém pode achar impossível “encontrar aroma e sabor de morango, por exemplo, em uma cerveja alaranjada!!! Devemos nos “despir de preconceitos” quando degustamos cervejas!!! O bom desta versão é que não empapuça como normalmente ocorre com as weizen! Este estilo sempre trouxe a sensação de me deixar alimentado!! Por último, interessante que a Baltika 8 não apresentou turbidez a frio! Isso só ocorreu no copo depois de homogeneizado o fermento!! Nota dez!! Santa Cerveja !!