11 de julho de 2011

Baltika 6 Porter

Hoje o Santa Cerveja !! faz 3 anos de vida postando cervejas de todo o mundo. É o blog que não repete cervejas! Sempre uma novidade!!! E vamos seguindo... Lançada em 1994, a Baltika 6 utiliza velhas receitas inglesas, mas com toque “Báltico”!!! Assim como todas as versões da cervejaria russa, esta Porter é exportada para vários países e conquistou vários prêmios em campeonatos pelo mundo. Só para citar um momento, em 2007 esta cerveja conquistou a medalha de prata na categoriaLow Fermentation Beer with the Alcohol Content of more than 6%” na X Beer Festival in Helsinki. Outro fato de orgulho para a Baltika, é que sua Porter foi a única cerveja russa a constar no “Great Beer: 500 Classic Brews”, do saudoso caçador de cervejas Michael Jackson. Então vamos lá... Seguem as impressões da Baltika 6 Porter:

Baltika 6 Porter
Deg. 06/06/2011
Família – Lager
Estilo – Baltic Porter
Teor de álcool – 7,0 %
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Marrom escuro, quase preto, com reflexos avermelhados.
Espuma – Boa/média formação e boa/média duração, bege, cremosa.
Aroma – Chocolate, caramelo, “melado”, malte torrado, “fumaça”, levíssimo álcool.
Sabor – Médio corpo e média/baixa carbonatação, amargor do malte torrado, caramelo, doce, chocolate, “sensação quente”, leve licorosidade, notas leves frutadas (frutas secas??), moderada acidez.
Veredicto – Uma cerveja boa e intrigante! Pelo BJCP (vejam a descrição de uma baltic porter na Larousse da Cerveja, que é baseada expressamente no BJCP) não é uma Baltic Porter, mas pelo Brewers Association... a conversa é outra! Outra experiência que tive com o referido estilo, foi com a Utenos Porter, que era mais clara e com outras notas aromáticas. A graduação alcoólica desta Baltika fica 0,5 % abaixo do mínimo indicado pelo B.A. Mas como sabemos isso é só um parâmetro. De qualquer forma, é intensa e cativante! Quando se pensa em outro gole, outro copo, outra garrafa, significa que estamos diante de uma excelente cerveja!! No caso, russa. Por lá a vodka talvez domine, mas as cervejas não deixam a desejar!!! Nastrovie (ou saúde, se preferir!!! Rsrsr).