19 de julho de 2011

Baltika 7 Export

Em dezembro de 2008, a Baltika Breweries participou do World Beer Championships in the USA, considerado o campeonato de cervejas mais antigo do mundo e o júri do concurso, formado por profissionais especialistas, concedeu à Baltika 7 Export a medalha de prata na categoria "Dortmunder Lager". A Export russa é considerada uma versão inovadora em razão de detalhes em suas embalagens. Note que a tampa utilizada para a garrafa é do estilo ring crown (sistema finlandês) e também é conhecida como a primeira cerveja russa em lata. Seguem as impressões da Baltika 7 Export:

Baltika 7 Export
Deg. 14/07/2011
Família – Lager
Estilo – Dortmunder/Export.
Teor de álcool – 5,4 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Dourada, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, branca.
Aroma – Malte e lúpulo equilibrados, picante, levíssimo “vegetal cozido”.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, leve malte, lúpulo mais pronunciado (mas não exagerado), final de “mosto”com leve amargor de lúpulo.
Veredicto – Outra versão puro malte da cervejaria russa e uma boa Dortmunder lançada em São Petersburgo/Rússia, no ano de 1994! De todas as Baltika, esta versão 7 Export e a 5 Gold Lager são as menos expressivas, mas muito bem produzidas também. O grande objetivo do estilo em questão, segundo o BJCP, é alcançar o equilíbrio de amargor de lúpulo com a doçura dos maltes! Alguns entendem que este equilíbrio é característica buscada em uma Helles. O fato é que a Baltika Export é realmente equilibrada no referido aspecto. Também é refrescante. Vale a pena, e o bolso não dói!