13 de outubro de 2008

Hoegaarden Witbier

Produzida na vila de Hoegaarden, no norte da Bélgica, é uma autêntica cerveja de trigo belga, também conhecida como White Beer ou Witbier. É uma cerveja ale o que significa dizer que é de alta fermentação. Essa cerveja, depois de engarrafada, não é pasteurizada e permanece em repouso por mais três semanas para que aconteça a segunda fermentação na garrafa conferindo-lhe aparência final turva, típica das cervejas de trigo. Mas diferentemente das Weiss alemãs, que seguem a lei da pureza, na produção das Witbier belgas são utilizados adjuntos bastante peculiares. No caso da Hoegaarden, sementes de coriandro ou coentro (especiaria originária do norte da África e Ásia) e raspas de casca de laranja. Seguem impressões:

Hoegaarden Witbier
Família – Ale
Estilo – Witbier
Teor e álcool – 4,9%
Temperatura de serviço – 4 graus
Cor – Amarelo pálido, turva.
Espuma – Cremosa tipo Chantili, média/pouca formação e boa duração.
Aroma – Cítrico suave, especiarias/cravo.
Sabor – Corpo médio, média/baixa carbonatação, cítrico com notas de laranja/limão, especiarias (cravo), final cítrico e refrescante.
Veredicto – Muito boa cerveja! Ótimo drinkability!! Perfeito exemplar de cerveja de trigo da escola belga sendo na verdade um expoente do estilo produzida desde 1445.