24 de outubro de 2008

Cervejas Eggenberg - 2ª Parte

A Eggenberg Samichlaus Bier é considerada a lager mais alcóolica do mundo, com 14% de teor de álcool. É feita apenas uma vez por ano, no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau (em inglês Santa Claus, em alemão Samichlaus, ou seja, o nosso querido gordinho Papai Noel) e é maturada por 10 meses antes de ser engarrafada e comercializada. Estou com a safra de 2007, lembrando que agora também é possível encontrar a versão “clara” desta cerveja, a Samichlaus Helles. Já a Eggenberg Urbock 23º, que é uma das cinco cervejas da mais antiga cervejaria austríaca disponíveis no Brasil, é incomum para o estilo, principalmente pela cor (clara quando comparada com outras doppelbock ). A Urbock é conhecida como o conhaque das cervejas, devido a sua potência. Seguem as impressões dessas duas interessantes cervejas:

Eggenberg Samichlaus Bier
degustada em 23/10/2008
Família – Lager
Estilo – Strong Lager
Teor de álcool – 14,0%.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus
Cor – Marrom avermelhado profundo, límpida
Espuma – Boa formação e média/pouca duração
Aroma – Frutado, ameixa, leve álcool, doce acentuado, maltes, nada de lúpulo, pimenta.
Sabor – Encorpada, média/pouca carbonatação, álcool e doce acentuados, malte, ameixa, (condimentos?), licoroso, com final doce e residual seco.
Veredicto – Todos estão apostando na evolução desta cerveja, acreditando que com o tempo ficará menos doce. É bastante provável, Vamos esperar!! Degustei a primeira garrafa em 26/06/2008 e, em comparação com esta, analisada em 23/10/2008, quatro meses depois, não houve diferença perceptível. Quem sabe daqui um ano alguma “transformação” ocorra...
Cerveja interessante até por conta de toda a história envolvida e do processo super-especial de sua fabricação.


Eggenberg Urbock 23º
degustada em 23/10/2008
Família – Lager
Estilo – Doppelbock
Teor de álcool – 9.6%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Dourada e límpida
Espuma –Boa formação e média duração, cremosa
Aroma – Muito malte, doce, cítrico, álcool maçante.
Sabor – Encorpada, pouca carbonatação, picante, maltes, doce, álcool evidenciado, cítrico/laranja, licoroso.
Veredicto – Ótima doppelbock para apreciadores do estilo. Embora seja muito clara por utilizar menos maltes torrados se comparada a outras do estilo, conserva o picante característico desse tipo de cerveja.