30 de junho de 2011

Cas Accidenti

Também faço cervejas e sei que é necessário muito estudo e dedicação pra chegar numa receita como a Cas Accidenti. A cervejeiro está novamente de parabéns! Fazer o que?? Eu só degusto e declino minhas impressões de forma sincera!! Porém, nunca sou deselegante  quando me deparo com receitas não tão interessantes. “Accidenti” é uma expressão italiana que pra gente seria algo como “caramba”!!! E essa quadrupel é realmente do “caramba” e visitará minha taça mais vezes com certeza! A foto não ficou sensacional! Inclusive tem um brilho estranho no fundo da taça que não é da cerveja! Mas é possível se ter uma idéia da versão apresentada!! Seguem as impressões da Cas Accidenti:

Cas Accidenti
Deg. 28/06/2011
Família – Ale
Estilo – Quadrupel.
Teor de álcool – 8,0 % a 10,0 %
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Marrom escuro com reflexos avermelhados.
Espuma – Pouca formação e boa/média duração, cor de café com leite, cremosa.
Aroma – caramelo queimado, leve álcool, bananada, doce, ameixa, uvas passas, figo “Ramy”, vinho Porto, chocolate.
Sabor – Encorpada com baixa carbonatação, cremosa e licorosa, doce, açúcar mascavo, vinho Porto, relativamente seca, acidez dos maltes, levíssimo amargor, excelente drinkability.
Veredicto – Era minha maior expectativa!!! Uma quadrupel de panela!! Apresentou-se bastante encorpada com percepção alcoólica somente no aroma e pela licorosidade. Complexa como deve ser uma quadrupel. E aqui cabe dizer que esta bela cerveja é fácil de beber!! Sim isso mesmo, fácil de beber! Embora com toda complexidade e robustez, é equilibrada no conjunto. E isso quebra paradigmas de que somente cervejas leves e sem muita informação sensorial tem bom “drinkability”. A Cas Accidenti merece sem dúvida, o “selo de qualidade” Santa Cerveja !!