22 de junho de 2011

Rochefort 10

Depois de duas verdadeiras cervejas pra se beber rezando, ou tomar de joelhos, como alguns dizem... O Ápice!!! A Rochefort 10 é tudo aquilo e mais um pouco do que ecoam por aí!!! Extremamente complexa em aroma e sabor com corpo robusto e agradável. Meu pecado de não posta-lás antes já foi punido com penitências!!!! Na verdade aguardava, com muita expectativa a proximidade de vencimento das três versões!!! Mas, felizmente, ou infelizmente, não resisti!!! Degustei e apresentei a todos minhas experiências. O bom é que encontrei os três rótulos com “vencimentos” bem próximos e estas sim, guardei pra futuras “viagens”!!!! Seguem as impressões da santíssima Rochefort 10:

Rochefort 10
Deg. 28/05/2011
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale (também pode ser classificada como quadrupel) - Authentic Trappist.
Teor de álcool – 11,3 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (cervejaria sugere de 12 a 14 graus)
Cor – Marrom escuro/ cor de refrigerante de cola, reflexos avermelhados, partículas suspensas.
Espuma – Média formação e boa/média duração, bege.
Aroma – Café, chocolate amargo, figo, ameixa, álcool, uvas passas, açúcar mascavo, frutas vermelhas, compota de frutas. Muito complexa!
Sabor – Encorpada e média/baixa carbonatação, frutas secas variadas, chocolate amargo, café, “sensação quente”, álcool e amargor de lúpulo bem inseridos ( e estamos falando de 11,3 % de álcool), (vinho do porto?), caramelo agradável. Muito, muito complexa!!
Veredicto – Todos devem estar se perguntando: será que o cara já tava bêbado pra colocar a tampinha de ponta cabeça?? Não, não!! Foi lapso mesmo... Infelizmente só percebi quando fui postar a foto! Fora esse detalhe, trata-se de uma cerveja realmente divina. Chovendo no molhado, é a melhor Rochefort e uma das melhores cervejas que já provei. O álcool intenso, principalmente no aroma é agradabilíssimo!!! Somente quem está mais próximo de Deus (em tese), ou seja, os monges, podem fazer esta maravilha!!! Rsrsr Aí vão perguntar: e o preço?? A resposta talvez seja esperada: não é barata!!! Mas vale cada centavo, acredite!!!!!!!!!!!! Santíssima Cerveja !!