18 de junho de 2011

Rochefort 6

As cervejas trapistas de uma forma geral, me fascinam. Quem acompanha o Santa Cerveja !! já sabe que minhas preferidas são as La Trappe, mas todas, sem excluir qualquer uma, todas as trapistas são realmente especiais. Hoje trato da Rochefort, uma das seis trapistas da Bélgica que produz três cervejas distintas tendo como essência, uma única receita. A Abadia de Notre Dame de St. Rémy tem história desde 1230, mas a cervejaria produz a partir de 1595. Fechou durante a Revolução Francesa, reabrindo em 1887. A Rochefort foi modernizada e aumentada. Na década de 60, uma nova sala de brassagem foi instalada. Em 1996, uma nova linha de engarrafamento foi implementada. Hoje, a Rochefort se traduz como uma cervejaria com alta tecnologia fabricando cervejas tradicionais e diferenciadas. Seguem, pra começar, as impressões da Santa Cerveja !! Rochefort 6:

Rochefort 6
Deg. 28/05/2011
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale (Authentic Trappist).
Teor de álcool – 7,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (cervejaria sugere de 12 a 14 graus)
Cor – Marrom claro, turva.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege.
Aroma – Nozes, caramelo, frutas secas, damasco, ameixa, levíssimo álcool, “algo medicinal”, “açúcar queimado com leite”.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, chocolate, frutada, nozes, ameixa, caramelo, leve amargor de lúpulo.
Veredicto – Cerveja que surpreendeu!!!!!! Primeiro pelo corpo que é bem mais leve do que se espera. Mas isso não é problema, não!!! É um rótulo muito bem produzido. Nada de doce exagerado no sabor, pelo contrário, equilibradíssimo com o amargor, além de um sabor agridoce de fundo!!! O aroma é até complexo!!! Se você procurar, encontra muita informação! Ótima cerveja para se degustar com calma e de preferência “sozinho”... Conversando com Deus!!!! Santa Cerveja !!