8 de junho de 2011

Bacchus Frambozenbier

A cervejaria belga Van Honsebrouck (já falei dela em post anterior, hein!!) também é responsável pela produção da Bacchus Frambozenbier e da Bacchus Kriekenbier. As duas versões com frutas que parecem utilizar obviamente a Bacchus como base, ainda são incógnitas quanto as suas classificações. Depois de algumas trocas de informação com a Káthia Zanatta, não consegui definir com ela, se as versões são fruit beer ou sour ale (mais precisamente fruit lambic). A razão é a seguinte: “Não cheguei a uma conclusão exata sobre elas, pra ser sincera... alguns sites a classificam como Fruit Beer e outros como Fruit Lambic ou Sour Ale... o fato é que a acidez dela é consideravelmente baixa para uma Lambic. Mas como eles, algumas vezes, adicionam açúcar e edulcorantes nas Fruit Lambics, acabamos voltando à mesma dúvida!” (palavras da Káthia, das quais corroboro). Resumindo, falta acidez para serem fruit lambic. Desta forma, decidi classificá-las de acordo com o que, pra mim, mais se aproximavam de acordo com o que estudei sobre os estilos, mas entre parênteses expresso a outra possibilidade (segundo alguns sites). Seguem as impressões da Bacchus Frambozenbier:

                                                 As duas Bacchus "embrulhadas para presente" com frutas.

Bacchus Frambozenbier
Deg. 15/01/2011
Família – Ale
Estilo – Fruit Beer (ou talvez fruit lambic).
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Marrom avermelhado, límpida.
Espuma – Pouca formação e média duração, bege.
Aroma – Framboesa evidente e agradável, doce da fruta, leve cítrico.
Sabor – Médio corpo e boa/média carbonatação, doce, framboesa evidente, leve acidez agradável proveniente da fruta, cítrica, leve adstringência, final seco com levíssimo amargor.
Veredicto – Todos falam que parece um Keep Cooler ou uma Sidra Cereser, e daí por diante... Esta cerveja é muito mais que isso!!! É uma cerveja!!!! Tem tudo nela! Só que muito, mais muito sutil, tanto que nem descrevi acima. Não é um estilo que vai agradar a todos, mas representa dignamente o estilo a que se propõe.