25 de junho de 2011

Blanche de Bruxelles

Degustada em data especial, a cerveja de que trato hoje, não tem nada de tão especial assim. A data??? Aniversário da minha mãe! Mas vamos à cerveja!!!! Desde 1876, quando inaugurada por Jules Lefebvre e administrada desde 2002 por Paul, representando a 6ª geração da família, a belga Brasserie Lefebvre sempre foi conhecida por produzir boas cervejas. Vários são os estilos fabricados, entre eles, cervejas de Abadia (com a licença de Floreffe), cervejas com frutas, saison e as witbiers, todos clássicos da Bélgica. Como representante deste último estilo, a Blanche de Bruxelles foi lançada em 1989 batizada de La Student, e embora possamos considera-la uma nova cerveja, sua receita é bastante antiga e foi comercializada como uma especialidade de um restaurante local. Seguem as impressões da Blanche de Bruxelles:

Blanche de Bruxelles
Deg. 19/02/2011
Família – Ale
Estilo – Witbier
Teor de álcool – 4,5 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus (cervejaria sugere de 2 a 5 graus).
Cor – Palha, turva.
Espuma – Boa formação e média duração, branca.
Aroma – Limão, cítrico, especiarias, (algo remetendo a erva cidreira?).
Sabor – Leve corpo e boa carbonatação, cítrico, laranja, limão, certa adstringência, condimentada, coentro, moderadamente seca.
Veredicto – Creme melhor que o da nossa “dia-a-dia”, Hoegaarden, bem como mais aromática. Porém a cerveja trazida pela AB ImBev é mais saborosa. Mas é uma wit como deve ser... honesta, como acostumamos dizer!! Notas cítricas de limão e laranja, com temperos, leve corpo e ótima drinkability com uma boa sensação seca. Na receita da Bruxelles, 40% de trigo sem maltar é utilizado, além da adição de açúcar, casca de laranja e coentro.