27 de junho de 2011

Super Bock Abadia

Tinha muita curiosidade de experimentar esta versão portuguesa! A Super Bock Abadia traz como conceito, uma cerveja de receita artesanal produzida em Portugal! Porém, não é o que se degusta!! Produzida desde janeiro de 2006 é uma cerveja quase que indefinida considerando as classificações do BJCP e do B.A. Não é ruim, mas não é uma cerveja de abadia por motivos óbvios. Alguns dizem tratar-se de maibock, outros de specialty beer, mas pra mim, é uma strong lager razoável!!! Em tempo, preciso lembrar do amigo português que é parceiro do Santa Cerveja !!, Fernando Cardoso (blog à base de Cerveja) que colabora para a cultura cervejeira pelo mundo!! Seguem as impressões da Super Bock Abadia:

Super Bock Abadia
Deg. em 28/04/2011
Família – Lager
Estilo – Strong Lager
Teor de álcool – 6,4%.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (cervejaria sugere de 4 a 6 graus).
Cor – Castanho, límpido.
Espuma – Boa formação e média duração, bege, camada perene persistente.
Aroma – Doce, maltes, caramelo, (frutada?), frutas em calda.
Sabor – Médio corpo, baixa carbonatação, doce, maltes, leve amargor de lúpulo, leve acidez, (levíssima sensação seca??, embora doce).
Veredicto – Como as outras Super Bock, não surpreende e não decepciona. Tinha curiosidade de experimentar esta versão, que foi produzida antes da Rubi e Gold (já postadas no Santa Cerveja !!). Outra vez, de abadia... nada! Talvez a intenção da informação “abadia” e “receita artesanal”, seja remeter exatamente às cervejas artesanais e não aos estilos de abadia que conhecemos! É uma cerveja lager e forte (nem tanto pelo álcool, mas principalmente pela carga de malte que apresenta) que vale pela experiência! Nada de mais!