1 de abril de 2011

Lucifer

Depois da "invasão" alemã, uma bela belga!!!! E não é mentira, hein...rsrr. A Lucifer foi criada pela cervejaria Riva na década de 80, passando para o controle da Duvel Moortgat que em acordo com a cervejaria Het Anker, decidiu-se que esta última ficaria responsável pela produção e comercialização da “versão endiabrada”. Quem busca conhecer estilos da escola belga de cervejas, esta é uma ótima opção. E mais, o custo/benefício é muito vantajoso!! Seguem as impressões da Lucifer:

Lucifer
Deg. 03/07/2010
Família – Ale
Estilo – Strong Golden Ale.
Teor de álcool – 8,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Alaranjada/dourada, turva.
Espuma – Excelente formação e duração, branca, firme.
Aroma – Cítrico, fermento, cravo, especiarias, laranja, doce, leve álcool.
Sabor – Médio corpo e boa e fina carbonatação, álcool, cítrico, laranja, maçã, doce equilibrado, sensação quente, final agradavelmente amargo, noz moscada, retrogosto também quente, de álcool leve e suave amargor.
Veredicto – Muito boa strong golden ale. Seu creme é muito firme e abundante, o que conta pontos para o estilo. Tudo muito bem inserido, inclusive o álcool e o dulçor. Arrisco a dizer até que tem uma certa drinkability, mesmo com os 8% de álcool que são percebidos discretamente (mais pelo calor) e tendo personalidade. Lucifer realmente esquenta como o fogo que deve existir no inferno (pesada essa comparação??? rsrsr). Cerveja que vem na toada da Duvel (que é um pouco mais ácida), digamos, a “mãe” das cervejas do estilo e que significa em neerlandês (ou dialeto flamengo), Diabo. Lúpulos como Saaz, Magnum e Spalt são utilizados. Santa Cerveja !!