5 de abril de 2011

Burgman Lager Beer

Antes de falar da cervejaria, provando que nem tudo são “flores de lúpulo” no mundo cervejeiro (o que é uma pena), vejam o comentário de Reynaldo Fogagnolli no link abaixo,  um dos ótimos mestres cervejeiros atuantes em nosso mercado que é ex-Cervejaria Universitária e agora Burgman. http://www.cervejariaburgman.com.br/blog/2010/04/palavras-do-mestre-cervejeiro/
A cervejaria Burgman nasceu em Sorocaba/SP em outubro de 2010, inaugurando seu bar da fábrica pouco depois. Paulo Roberto e Edite Bazzo (olha os Bazzo aí outra vez rsrsr), proprietários da cervejaria, elegeram a cidade paulista principalmente pela sua localização e os empreendedores tem objetivo de torná-la referência no setor. Inicialmente produziram três tipos de chope (Lager, Flanders Red e Stout), sempre utilizando matérias primas de qualidade, inclusive algumas importadas da Alemanha. Hoje, segundo informações do distribuidor na cidade de Campinas/SP, a versão trigo juntou-se a família Burgman. Seguem as impressões dos três estilos engarrafados quando da minha visita à distribuidora da cervejaria: Burgman Lager Beer e na seqüência,  Burgman Flanders Red e Burgman Stout:

Burgman Lager Beer
Deg. 01/03/2011
Família – Lager
Estilo – Pale Lager ( Premium American Lager).
Teor de álcool – 4,5 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus (cervejaria indica de 4 a 7 graus)
Cor – Dourado claro, límpída.
Espuma – Média formação e duração, branca.
Aroma – Maltes, lúpulo, cereais, leve milho cozido e amanteigado que não comprometem o conjunto.
Sabor – Leve corpo e boa carbonatação, doce do malte, leve amargor de lúpulo final.
Veredicto – Pale Lager interessante que é puro malte (segundo o rótulo). Não segue a lei de pureza alemã de 1516 como também divulga, posto que no mesmo rótulo explicita a utilização de antioxidante. Boa como outras pale lagers. Com certeza não é a mais interessante da Burgman.