8 de abril de 2011

Cevada Pura Pilsen

Tudo começou com o químico e apaixonado por cervejas, Carlos Colombo e o engenheiro de alimentos e cervejeiro, Alexandre Moraes, quando decidiram produzir cerveja com foco principalmente na qualidade dos ingredientes que resultassem num ótimo produto final. O projeto era construir a própria cervejaria, convencidos de que poderiam unir a teoria e a prática em uma empreitada de sucesso e produzir chope de alto padrão para consumidores exigentes. Em 1998 iniciou-se o projeto. No final de 2000 visitaram Piracicaba/SP e decidiram fixar lá a fábrica. A Cevada Pura abriu as portas em 19/09/2001 e hoje, quase 10 anos depois, a cervejaria do simpático camelo (sim, tem duas corcovas!!!) continua produzindo bons chopes. Hoje já é possível encontrar as versões da cervejaria também engarrafadas. Tive o prazer de conhecer pessoalmente essa cervejaria (vide post de 11/03/2011). Pra começar com as piracicabanas, seguem as impressões da Cevada Pura Pilsen:

Cevada Pura Pilsen
Deg. 14/03/2011
Família – Lager
Estilo – Pale Lager (Premium American Lager).
Teor de álcool – 4,8 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus
Cor – Dourada, límpida.
Espuma – Boa formação e média/pouca duração, branca.
Aroma – Malte, cereais, levíssimo lúpulo, adocicado.
Sabor – Médio/leve corpo e boa carbonatação, adocicada, maltes, levíssima lembrança de amargo com final adocicado, levíssima acidez.
Veredicto – A amostra que degustei na fábrica estava melhor. Mas a pasteurização pode ter contribuído negativamente... Porém, é uma boa pale lager pra um belo churrasco e um bom bate-papo e diga-se, acima das cervejas “maisntream” espalhadas por aí!!!!