23 de abril de 2011

Grado Plato Strada San Felice

Em Chieri, onde surgiu a cervejaria, existe uma rua chamada Strada San Felice e quando criaram esta receita com castanhas, foi inevitável lembrar de um menino que as utilizava  para fazer seu próprio caldarroste (prato típico italiano, feito com castanhas grelhadas encontradas, na época, na Strada San Felice, preenchida de castanheiras). As Grado Plato tem uma apresentação impecável!!! Todas em garrafas com fechamento "flip-top" e belos rótulos sóbrios!!!! A versão que trago hoje, é sazonal e realmente especial principalmente pela adição das castanhas italianas. Seguem as impressões da Grado Plato Strada San Felice:
 
Grado Plato Strada San Felice
Deg. 13/04/2011
Família – Lager
Estilo – Specialty Beer ( Já vi como Chestnut Strong Lager)
Teor de álcool – 8,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (cervejaria sugere a mesma temperatura).
Cor – Castanho avermelhado, leve turbidez a frio.
Espuma – Boa formação e duração, bege.
Aroma – Maltes, castanhas destacadas, frutada, (ameixa?), doce, caramelo, leve álcool, (madeira?).
Sabor – Médio corpo e média/baixa carbonatação, álcool, castanhas, certa licorosidade, “sensação quente”, doce, leve acidez, “compota de frutas”, leve e perceptível amargor final bem como seca no final também.
Veredicto – Antes, este é o exemplo de uma cerveja com temperatura mais elevada que é muito mais gostosa assim!! Seguindo orientação do Brewers Association, é uma specialty beer em razão da utilização de outra fonte de açúcar fermentável, a castanha (4,8%), além do malte de cevada!!! Excelente criação italiana!! Cerveja diferenciada, forte, encorpada com delicioso aroma e sabor de castanhas. Embora uma lager, é bastante frutada com ameixa aparente no aroma e compota de frutas no sabor!!! Diferentemente de outras strong lagers, esta definitivamente não é enjoativa. É mais uma prova da diversidade cervejeira!!!! Santa Cerveja !!