24 de abril de 2011

Gouden Carolus Easter Beer

Eu me lembro quando comecei a estudar cervejas e pesquisando na internet, me deparei com o “antigo” site (hoje o desenho do site mudou totalmente) da Carolus. Lá me chamou atenção uma versão de Páscoa, mas na época, poucas cervejas da belga Het Anker chegava no Brasil. A minha curiosidade depois de muita paciência (deixei a garrafa guardadinha por bom tempo) foi satisfeita. E posso dizer que valeu muito esperar. Este é o meu presente de Páscoa pra vocês. Seguem as impressões da Gouden Carolus Easter Beer:

Gouden Carolus Easter Beer
Deg. 17/04/2011
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale (também classificada como Specialty Beer)
Teor de álcool – 10,5%.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (cervejaria sugere de 6 a 9 graus).
Cor – Marrom avermelhado, límpida, turva na última taça.
Espuma – Boa formação e boa duração, cremosa.
Aroma – Leve álcool, caramelo, Vinho do Porto, doce, frutas cristalizadas, leve fermento, (pimenta?), açúcar queimado com leite.
Sabor – Encorpada, baixa carbonatação, leve álcool, sensação quente, doce, maltes, toque de madeira, (caramelo?), frutas vermelhas, morango, levíssima acidez, complexa.
Veredicto – Depois de deixar esta garrafa descansando por mais de dois anos (“venceria” em 17/02/2012), decidi que era a hora de abri-la. O resultado depois do sono??? O melhor!!! Ótima versão, para inclusive harmonizar com chocolate. Cerveja de Páscoa muito especial como a data pede. É refermentada na garrafa, mas a turbidez é percebida somente na última taça. Perigosa, pois esconde os 10,5% de álcool que tem. Na verdade o álcool é mais percebido no aroma que no sabor. Doce, mas com ótimo drinkability. O creme desta versão é excelente, acompanhando o líquido até o último gole. O rótulo da Easter também faz alusão à data destacando ovos e coelho da Páscoa. Por último não poderia deixar de tratar do estilo desta cerveja. Vejam a foto! Podemos dizer que é uma strong golden ale? Obviamente não! Necessário um pouco mais de critério para tratar dos diferentes estilos e classificar as cervejas de acordo com eles.