17 de abril de 2011

Christoffel Nobel

Faz tempo que degustei esta versão da holandesa Christoffel, mas estava esquecida nos meus arquivos. Tem muita cerveja pra postar... Assim como as outras versões (já postadas) da Christoffel, a cerveja Nobel é uma cerveja puro malte, não filtrada e não pasteurizada e sua garrafa tem o fechamento “flip-top”. Trata-se de uma Lager com teor alcoólico maior do que normalmente se vê. Já vi esta versão classificada como Bohemian Pilsener (provavelmente pelo seu fino amargor, mas diga-se, não é essa a única característica que define uma Bohemian), o que é um grande engano, pois cervejas deste estilo tem por característica principal a não turbidez e a graduação alcoólica entre 4,2 % e 5,4 %, além de apresentar notas amanteigadas (as vezes de mel). A cerveja em questão apresenta 8,7%. Dito isto, seguem as impressões da Christoffel Nobel:

Christoffel Nobel
Deg. 29/05/2010
Família – Lager
Estilo – Strong Lager (também classificada como european strong lager ou bohemian pilsner??)
Teor de álcool – 8,7 %
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus (melhor a 4ºC)
Cor – Alaranjada escura, turva.
Espuma – Média formação e média/pouca duração, cremosa.
Aroma – Lúpulo herbal e cítrico intensos, doce, fermento, frutado, leve mel.
Sabor – Médio corpo/encorpada e média carbonatação, amargor e sabor de lúpulo vigorosos, fermento, cítrico, frutado, leve sensação quente, final doce de malte e amargo.
Veredicto – Cerveja bastante lupulada em aroma e sabor que passa pelo processo de Dry Hopping e matura durante três meses antes de ser distribuída. Diferente!! Tem pinta de cerveja ale, mas trata-se de uma lager com bastante personalidade e alto teor alcoólico que não é percebido a não ser pelo calor que provoca. O mel notado no aroma poderia induzir a classificá-la como Bohemian Pilsener, mas também não é só isso que define o estilo. Boa, principalmente para amantes de lúpulo, mas o preço... R$18,00 em média. A cor também não colabora... Especial mesmo pelo fato de não ser filtrada nem pasteurizada, além, claro, da carga de lúpulo que apresenta.