19 de abril de 2011

Grado Plato Sveva

A história da Grado Plato teve início em Chieri, perto de Turim/Itália. A responsabilidade da produção é de Sergio Ormea e Gabriele, seu filho. Tudo começou com a fabricação caseira pelas mãos de Sergio, quando um vizinho sugeriu que ele abrisse a fábrica. Foi inaugurado então, um brewpub em 2003, com produção de cerveja para consumo no local que também é conhecido pela gastronomia especializada em escargots que são preparados em mais de vinte receitas. As cervejas eram fabricadas com cevada e lúpulo plantados na região e logo começaram a ser engarrafadas. A demanda aumentou no final de 2008. Houve então, a transferência da fábrica para Montaldo Torinese, com conseqüente aumento da capacidade de armazenamento, mantendo a qualidade. Infelizmente algumas versões ainda não estão disponíveis no Brasil como a Weizentea, Nanorò, Melissa e Spoon River. Vamos ao que temos. Seguem as impressões da Grado Plato Sveva:

Grado Plato Sveva
Deg. 16/03/2011
Família – Lager
Estilo – Dortmunder/Export (também classificada de Munich Helles).
Teor de álcool – 4,9 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus. (cervejaria sugere de 7 a 9 graus).
Cor – Dourada/alaranjada, leve turbidez a frio que se manteve após aquecimento. Mais turva no último copo.
Espuma – Ótima formação e boa duração, branca.
Aroma – Leve lúpulo, medianamente maltada, leve cereal.
Sabor – Médio corpo e média/boa carbonatação, doce do malte discreto, sabor de lúpulo baixo e médio amargor do mesmo, final amargo evidente e agradável equilibrado com o malte.
Veredicto – Esta é uma das primeiras receitas da cervejaria. Segundo a Grado Plato, tem como “fonte” as Helles bávaras, mas com lupulagem mais agressiva. O nome Sveva remete aos povos do norte da Europa chamados “Svevi” (suábios – da região alemã da Suábia), na época das invasões bárbaras. Boa versão italiana para um estilo tipicamente alemão. Trata-se de uma Dortmunder que segue a cartilha do estilo. Tirando a turbidez, que é até aceitável, considerando que é refermentada na garrafa e sedimentos são naturalmente formados. No final misturei todo o sedimento depositado na garrafa e o resultado foi cor laranja pálido, alta turbidez, aroma e sabor de fermento acrescido ao todo! Boa cerveja!!