2 de setembro de 2010

Chimay Grande Réserve

Minhas experiências iniciais com as Chimay não foram muito agradáveis como já narrei em posts anteriores. Porém decidi, como sempre se deve fazer, experimentar novamente as famosas cervejas trapistas deste, que é um dos mosteiros belga. Mas dessa vez, optei por degustar todas nas versões arrolhadas. A surpresa foi totalmente positiva com a Chimay Cinq Cents (já postada no Santa Cerveja !!) e agora também com a srong dark ale da cervejaria, como veremos. Seguem as impressões da Chimay Grande Réserve:

Chimay Grande Réserve
Safra 2007
Deg. 10/07/2010
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale – Vintage (Authentic Trappist).
Teor de álcool – 9,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus. (pela cervejaria, 10º C a 12º C ou mais ou menos 8º, caso queira uma refrescância maior).
Cor – Marrom avermelhado.
Espuma – Média formação e boa duração, cremosa, dourada.
Aroma – Vinho, doce, fermento, açúcar mascavo, frutas pretas, madeira, chocolate, leve álcool. Complexa.
Sabor – Encorpada, baixa carbonatação, doce, álcool, madeira, vinho do porto, levemente licorosa, chocolate, sensação quente, frutas pretas e vermelhas, toque de nozes, breve e leve amargor final, retrogosto “quente”. Complexa.
Veredicto – Excelente cerveja!! Uma das poucas versões de guarda disponíveis no Brasil. A safra 2007 está muito boa. Para ser degustada realmente de 8 a 12 graus. Melhor se a 12 graus, assim libera todos os aromas que tem para oferecer. Santa Cerveja!!