12 de setembro de 2010

Brooklyn Monster Ale e Brooklyn Black Chocolate Stout

Vamos para as sazonais da Brooklyn. Duas boas cervejas com atenção, para meu gosto, na versão imperial stout (um adendo sobre o estilo: a czarina Catarina, a Grande (que era russa), viajou para a Inglaterra e acabou por conhecer o estilo stout adorando-o imediatamente. Por conta disso, exigiu que barris da cerveja fossem enviados para sua corte em grande quantidade. Com a demorada viagem, a cerveja nunca chegaria em condições de ser consumida. Mas tudo se resolveu quando a cervejaria Barclay, em Londres, produziu uma stout encorpada e alcoólica o suficiente para agüentar a viagem e chegar em condições de ser saboreada por Catarina. A cerveja apresentava mais de 10% de álcool e fez sucesso instantâneo na corte russa. Daí em diante esse tipo de stout foi batizada de Russian Imperial Stout. Seguem as impressões da Brooklyn Monster Ale e da Brooklyn Black Chocolate Stout:

Brooklyn Monster Ale
Deg. 20/08/2010
Família – Ale
Estilo – Barley Wine.
Teor de álcool – 10,1 %.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus.
Cor – Castanho avermelhado, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa, bege.
Aroma – Maltes, lúpulo, doce, caramelo, leve álcool, notas frutadas.
Sabor – Encorpada, média carbonatação, álcool, sensação quente, amargor de lúpulo, licorosa, bastante maltada, final alcoólico e amargo de lúpulo.
Veredicto – Perfeito exemplar de uma barley wine americana. Ótima cerveja para os apreciadores do estilo. O problema é o preço: em média R$ 19,50. Uma pena, já que as Brooklyn estavam sendo vendidas a preço justo. O fato da Monster Ale ser sazonal não justifica o preço praticado.

Brooklyn Black Chocolate StoutDeg. 20/08/2010
Família – Ale
Estilo – Imperial Stout (ou Russian Imperial Stout)
Teor de álcool – 10,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus.
Cor – Preta.
Espuma – Boa formação e ótima duração, “cor de café com leite”, densa, cremosa.
Aroma – Torrado, café, álcool, levíssimo chocolate meio-amargo.
Sabor – Encorpada, baixa carbonatação, álcool muito bem inserido, café, amargor do malte torrado, aveludada, sensação quente (menos que na Monster Ale), doce agradável, final amargo com retrogosto amargo de malte torrado.
Veredicto – Excelente russian imperial stout com creme espetacular. Belgian lace nota 10!! Sou apreciador do estilo de carteirinha!!! Corpo aveludado com álcool, doce e amargo equilibrados. Cerveja forte e marcante como deve ser. Acreditem, fica maravilhosa com sorvete de baunilha da Häagen-Dazs. Experimentem e depois me digam se sou demente como vcs estão pensando... Santa Cerveja !!