14 de agosto de 2010

Flying Dog Horn Dog Barley Wine Style Ale e Flying Dog Gonzo Imperial Porter

Hoje apresento as cervejas da série Canis Major, da Flying Dog. Trata-se de uma alusão à constelação de Cão Maior, que pode ser visualizada nas tampas destas cervejas, bem como uma referência a cachorros mais bravos, assim como são as cervejas desta série, bem mais "raivozas"!!!! As quatro cervejas desta “linha” são mais fortes em corpo e álcool e bem mais intensas do que as já apresentadas. Para se ter uma idéia, a mais fraca apresenta 7,8% de álcool e a mais forte, 11,5%. Em tempo, gostaria de avisar que não consegui um exemplar da Flying Dog In Heat Wheat Hefe Weizen, a versão de trigo da cervejaria (da série mais branda!!), mas assim que encontrar, estará postada no Santa Cerveja !! Seguem as impressões das primeiras Canis Major, Flying Dog Horn Dog Barley Wine Style Ale e Flying Dog Gonzo Imperial Porter:

Flying Dog Horn Dog Barley Wine Style AleDeg. 02/05/2010
Família – Ale
Estilo – Barley Wine.
IBU - 45
Teor de álcool – 10,2 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Rubi/avermelhada, límpida.
Espuma – Excelente formação e ótima duração, firme, dourada.
Aroma – Lúpulo, doce, levíssimo álcool, toffee.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, lúpulo bem equilibrado com maltes, doce evidente, final amargo do lúpulo, álcool pronunciado, sensação quente, caramelo.
Veredicto – Cerveja da linha “Major Canis” da cervejaria. São os “Cachorros Grandes” que realmente se mostram superiores. Barley Wine extremamente equilibrada com uma cor muito bonita. Lembra realmente a Red Ale da Baden, como já afirmaram outros conhecedores do assunto. Porém é mais “redonda” que a brasileira de Campos do Jordão. Estilo perfeito para harmonização com queijos tipo gorgonzola. As American Barley Wine são na verdade um sub-estilo (uma espécie, vamos chamar assim) do estilo Strong Ale (o gênero) que ainda agrega as English Barley Wine e as Old Ale. Esta versão da Flying Dog é uma legítima Barley Wine americana.

Flying Dog Gonzo Imperial Porter
Deg. 08/05/2010
Família – Ale
Estilo – Porter.
IBU - 85
Teor de álcool – 7,8 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Marrom bem escura/preta.
Espuma – Excelente formação e ótima duração, dourada, cremosa.
Aroma – Lúpulo evidente, torrado, chocolate.
Sabor – Encorpada, baixa carbonatação, leve álcool, torrado, amargor de lúpulo e do malte torrado, café, certa acidez também por conta do malte torrado, final e retrogosto amargo.
Veredicto – Outra cerveja da linha “Major Canis” que foi medalha de ouro no World Beer Cup. Lembra a Stout da Baden, claro que com as devidas proporões!!! Excelente porter com bom equilíbrio, mesmo com seus 85 de IBU. Mais uma “invenção” americana, a Imperial Porter mostra que os filhos de Tio Sam amam lúpulo.