26 de agosto de 2010

Flying Dog Kerberos Tripel e Flying Dog Double Dog Double Pale Ale

As cervejas muito lupuladas e com bastante álcool são comuns e apreciadas nos EUA. Tão apreciadas que esta nova escola cervejeira acabou por criar estilo próprio. Estou falando das cervejas “imperial” ou “extremas”, que possuem as características citadas. Das duas cervejas que apresento hoje, uma é considerada extrema. Falo da Flying Dog Double Dog Double Pale Ale, da qual seguem as impressões juntamente com a Flying Dog Kerberos Tripel:

Flying Dog Kerberos Tripel
Deg. 14/05/2010
Família – Ale
Estilo – Tripel.
IBU - 27
Teor de álcool – 8,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Alaranjada, levemente turva.
Espuma – Boa formação e média duração, branca.
Aroma – Cítrico, doce, fermento, maçã.
Sabor – Médio corpo/encorpada e média/baixa carbonatação, cítrica e frutada, sensação quente, leve álcool, (fermento?), amargor equilibrado com doce do malte, final amargo seguido de doce agradável.
Veredicto – Ótima tripel. Bem equilibrada. Trata-se de uma cerveja “consistente”. Por hora, esta, a Classic Pale Ale e a IPA são minhas eleitas. Não aparenta o álcool que tem. Já sei quais estilos voltarão a frequentar meus copos vindos da americana Flying Dog.

Flying Dog Double Dog Double Pale Ale
Deg. 21/05/2010
Família – Ale
Estilo – Imperial IPA.
IBU - 85
Teor de álcool – 11,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Âmbar escuro, levemente turva.
Espuma – Excelente formação e ótima duração, firme, bege escura.
Aroma – Lúpulo intenso, caramelo, leve álcool .
Sabor – Médio corpo e baixa carbonatação, álcool, amargor pronunciado do lúpulo seguido de doce dos maltes, retrogosto amargo.
Veredicto – Cerveja interessante que “desce” doce e “volta” amarga. É uma imperial IPA, o que significa dizer que é bastante lupulada e bastante alcoólica. O estilo em questão é uma criação norte americana, que tem por regra a lupulagem bem evidente com álcool também perceptível. Assim, quando se degusta uma cerveja com 85 de IBU (unidade internacional de amargor) e 11,5 % de álcool, já é possível saber o que esperar!!! Esta Flying Dog é boa mas, não faz parte do meu rol de preferência.