25 de maio de 2009

Spaten München

A Cervejaria Spaten, hoje Spaten FranzisKaner Bräu München, é a mais antiga de Munique. Com grandes inovações, esta fábrica chegou a ser uma das maiores da Alemanha. Dentre suas inovações, destaca-se a construção, em 1873, por Carl Linde, depois de ordem recebida de Gabriel Sedlmayr (cujas iniciais de seu nome encontram-se no logo da cervejaria), da primeira máquina de refrigeração capaz de produzir gelo artificial da Baviera. Até então, só era possível fabricar cerveja de baixa fermentação no inverno ou com gelo retirado dos rios e armazenado em caves ou poços, limitando a produção desta família de cervejas, as “lagers”.
A fábrica Spaten foi também uma das primeiras a exportar suas cervejas que seguem a Lei da Pureza de 1516, hoje comercializadas em todo mundo. A Spaten München ou Spaten Münchner Hell é considerada uma cerveja tipicamente bávara. Seguem as impressões desta boa clara de Munique:

Spaten München
Deg. 13/05/2009
Família – Lager
Estilo – Munich Helles.
Teor de álcool – 5,2 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada clara, límpida.
Espuma – Boa formação e média/pouca duração.
Aroma – Frutado, leve doce, herbal de lúpulo mais pronunciado, cereais, (pão?). Aroma muito agradável.
Sabor – Leve corpo, boa carbonatação, cereais, amargo do lúpulo, adstringente, refrescante, levemente seca com final também amargo.
Veredicto – Muito equilibrada. Produzida desde 1937, é a melhor helles que já degustei. Pode ser encontrada por preço justo no Wall Mart. Em razão da importação pela Ambev, o custo/benefício desta cerveja é ótimo. Indico sem dúvida!! Além desta versão, mais quatro cervejas são produzidas pela cervejaria: Spaten Pils, Oktoberfestbier, Diät Pils e Alkoholfrei.