22 de maio de 2009

Hoegaarden Grand Cru

A Grand Cru é a versão da cervejaria belga Hoegaarden mais elaborada, se comparada com a versão Witbier “tradicional” (aliás, boa cerveja já postada pelo Santa Cerveja !!). No próprio rótulo, a cerveja é descrita como de nobre degustação, com toda razão. Esta cerveja é classificada de várias formas: Belgian Strong Ale, para o Ratebeer; Witbier para o Beer Advocate e também como Belgian Tripel para o Oxford Bottled Beer Database. Na verdade, trata-se de uma Strong Golden Ale Belga, concordando mais com o Ratebeer, considerando seu teor alcoólico de 8,5%, aroma e sabor cítricos, remetendo à maçã, combinado com seu corpo médio a encorpado, sem falar da espuma densa e duradoura. Seguem as impressões desta maravilhosa cerveja:

Hoegaarden Grand Cru
Deg. em 18/04/2009
Família – Ale
Estilo – Strong Golden Ale
Teor de álcool – 8,5 %
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Laranja, turva pelo fermento e com presença de partículas suspensas do fermento.
Espuma – Ótima formação e duração, densa.
Aroma – Doce, fermento, cítrico, laranja, maltes, leve álcool, especiarias, cravo.
Sabor – Médio corpo/encorpada, boa carbonatação, fermento, leve álcool, cítrica, laranja, maçã, final equilibrado de amargo com o doce.
Veredicto – Excelente cerveja!!! Inicialmente fiquei curioso para classificá-la. Pensei será uma witbier? Mas seus 8,5% de álcool já descartavam o referido estilo. Mas não precisou muito!!! Bastou derramar a bela cerveja alaranjada e turva na taça para os aromas serem liberados e começar então, a desenhar o néctar que degustava. Cravo, cítrica, fermento agradável, leve álcool. Em seguida o primeiro e esperado gole!!! Outra vez o álcool, fermento e o cítrico da laranja, mais um toque de maçã.... O creme persistente e denso!!! Era definitivamente uma Strong Golden Ale. Uma ma-ra-vi-lho-sa Strong Golden Ale que leva em sua fórmula, também o trigo. Para apaixonados pelo estilo, minha indicação!!!!! Santa Cerveja !!