12 de maio de 2009

Estrella Damm Inedit, Estrella Damm e Voll-Damm Doble Malta

A Damm, fundada em 1876, é uma das cervejarias mais conhecidas da Espanha. A cervejaria foi batizada com o sobrenome do metre-cervejeiro da Empresa, Joseph Damm.
Além da última da família a desembarcar por aqui, a A.K. Damm, outras três versões encontram-se disponíveis no Brasil: A Voll Damm, uma cerveja feita no início somente em março, com maior quantidade de malte em razão das altas temperaturas do verão; a Estrella Damm, uma cerveja refrescante; e a Estrella Inedit, muito especial com segunda fermentação na garrafa como veremos. Passo a expor minhas impressões das três últimas espanholas:
 

Estrella Damm Inedit
Deg. 14/03/2009
Família – Ale
Estilo – Witbier
Teor de álcool – 4,8%.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarelo pálido, turva.
Espuma – Excelente formação e duração, cremosa.
Aroma – Floral do lúpulo, fermento, doce, cítrico, “laranja cristalizada”, limão.
Sabor – Médio corpo, bastante carbonatada, seca, cítrica/limão, laranja, azedo agradável de limão.
Veredicto – Mais saborosa que aromática. Muito agradável. Se o objetivo do Chef espanhol Ferran Adriá juntamente com os mestres cervejeiros da cervejaria Damm era fazer uma receita para harmonização com pratos especiais, acertaram bonito... Tudo começa pela bela garrafa. Quando destampada, libera aroma agradável que por si só “empurra para o primeiro gole". Bonito visual palha, característico do estilo que abraça o fino e delicado sabor! Vale conferir!!!

Estrella Damm
Deg. 11/04/2009
Família – Lager
Estilo – Pale Lager (classificada por alguns como Standard American Lager)
Teor de álcool – 4,6%.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Dourada.
Espuma – Média formação e média/boa duração, levemente cremosa.
Aroma – Frutada, malte, leve lúpulo.
Sabor – Leve corpo, boa carbonatação, frutada, doce do malte com leve amargor do lúpulo, adstringente, seca, com amargor final também do lúpulo..
Veredicto – Trata-se de uma pale lager, também conhecida pelo nome de “Estrela Dourada”. Não dá pra ficar inventando coisa!!! Talvez a melhor do estilo que já degustei, por ser bem equilibradinha e refrescante... Gostosinha mas totalmente dispensável.

Voll-Damm Doble Malta
Deg. 11/04/2009
Família – Lager
Estilo – Märzen/Oktoberfest (também classificada como Export)
Teor de álcool – 7,2%.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Dourado escuro.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa, bege.
Aroma – Doce, (caramelo?), maltes, levíssimo lúpulo.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, levemente seca, lúpulo, doce, final amargo do lúpulo, leve álcool que não compromete.
Veredicto – Antes é importante frisar, que a expressão italiana “doppio Malto”(ou Doble Malta, em espanhol) é utilizada para indicar uma cerveja forte. Logo uma doppelbock será sempre uma “doppio malto”, mas a recíproca não será verdadeira... No caso em questão, trata-se de uma cerveja de 7,2% de álcool e, portanto, uma “doppio Malto”. Aliás, boa cerveja!!! Depois da Inedit, é a melhor da cervejaria. Tem uma bonita cor, corpo agradável e sabor que não é enjoativo como de outras märzen, até por ser menos doce que outras do estilo. Vale experimentar!!! Não poderia deixar de destacar que esta cerveja foi premiada em 2004 com a Medalha de Ouro na International Beer Competition e eleita a melhor Strong Lager do mundo pela Revista Beers of the World em 2007.