28 de maio de 2009

Greene King IPA e Export Strength IPA

Em continuação pela viagem através das cervejas inglesas da Greene King, apresento duas “IPAS”, uma em lata e outra em garrafa. E interessantemente tratam-se de duas cervejas distintas. Uma realmente é india pale ale (IPA), estilo que já foi devidamente tratado pelo Santa Cerveja !! quando postadas cervejas do referido estilo, como a Indica, da Colorado e a Estrada Real, da Falke Bier; outra, aproxima-se de outro estilo que não IPA. Sem mais delongas, seguem as impressões das versões IPA da cervejaria inglesa:

Greene King IPA
Deg em 03/04/2009
Família – Ale
Estilo – Standard/Ordinary Bitter.
Teor de álcool – 3,6%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Cobre, límpida. Bonita cor.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bastante cremosa. Ótimo creme!
Aroma – Lúpulo, maltes, doce, caramelo, levemente frutada.
Sabor – Leve corpo, baixa carbonatação, levíssimamente amarga, (terra?), levíssimo caramelo, adstringente, (seca?), residual também levemente amargo.
Veredicto – Com certeza a cerveja menos expressiva da boa cervejaria inglesa. Não é uma IPA como indica a embalagem. Primeiro pelo teor alcoólico de 3,6% que é pouco para o referido estilo, depois pelo lúpulo não tão evidente e pela falta do sabor de maltes caramelados. Também senti um sabor de “ferrugem”, que não percebi nas outras vezes que degustei a IPA em lata!!!! Dispensável.

Greene King Export Strength IPA
Deg em 03/04/2009
Família – Ale
Estilo – IPA (India Pale Ale)
Teor de álcool – 5,0%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Cobre escuro, límpida.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa, bege. Bom creme!
Aroma – Lúpulo evidenciado, maltes, toffee, doce e frutado.
Sabor – Médio corpo, média/baixa carbonatação, leve doce inicial, caramelo, lúpulo pronunciado, refrescante, (pão?), médio paladar de malte com final também amargo.
Veredicto – Mais amarga que a IPA em lata com lúpulo bastante evidente e agradável. Muito boa cerveja!!! Tirando o fato do aroma de álcool não estar presente, aproxima-se mais de uma verdadeira IPA do que de uma ESB, como alguns colegas já afirmaram... Recomendo para os iniciados!! A Greene King IPA em garrafa, feita somente para exportação, apresenta mais álcool que a versão em lata (3,6% X 5,0%) e também melhor corpo. É indiscutivelmente mais marcante.