1 de maio de 2009

Estrada Real IPA Falke Bier e Falke Bier Ouro Preto

A Falke Bier, cervejaria de Ribeirão das Neves/MG, fundada em 2004, nasceu da iniciativa dos irmãos Marco Antonio, Juliana e Ronaldo Falcone de abandonar suas atividades e investir em um projeto de qualidade de vida. O objetivo era produzir cerveja, de maneira que a atividade fosse uma paixão, não apenas visando lucro com a venda dos produtos. Realmente, as cervejas elaboradas pela Falke Bier são de excelente qualidade. Não tive a oportunidade de conhecer a cervejaria, mas em pesquisa pude observar o cuidado no preparo das bebidas e a tecnologia investida na empreitada. A Falke Bier produz três chopes (Pilsen, Red Baron e Ouro Preto) e três cervejas (Falke Tripel Monasterium, Estrada Real IPA Falke Bier e Falke Bier Ouro Preto-versão engarrafada do chope de mesmo nome). As impressões das duas últimas cervejas seguem abaixo, já sobre a Monasterium, trataremos em outro post com a exclusividade que entendo merecer:
.
Estrada Real IPA Falke Bier
Deg. em 15/03/2009
Família – Ale
Estilo – India Pale Ale (IPA)
Teor de álcool – 7,5%
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Castanho, límpida.
Espuma – Boa formação e ótima duração, aveludada, cremosa de cor bege. Muito bom creme.
Aroma – Lúpulo, caramelo, doce, maltes, leve torrado de malte.
Sabor – Corpo médio, média carbonatação, lúpulo marcante, caramelo, maltes, torrado, doce no início, amargor intenso de lúpulo no final.
Veredicto – Boa cerveja. Muito equilibrada, com o lúpulo destacado como pede o estilo. Já comentei sobre o estilo em questão em outra postagem, mas vale lembrar que é cria da escola inglesa desenvolvido durante a colonização da Índia, no século XVIII. Os ingleses fizeram uma cerveja aumentando a lupulagem, que tem ação bactericida e o teor alcoólico, que diminui a atividade microbilológica, conferindo assim, maior durabilidade à bebida. Durabilidade essa, importantíssima para que as cervejas chegassem à Índia ainda em condição de serem consumidas pelos soldados ingleses. Brigará no mercado com a Indica da Colorado. Possui uma bonita cor e excelente aroma. Na dúvida, compre uma Falke e uma Colorado. Não irá se decepcionar com nenhuma delas.

Falke Bier Ouro Preto
Deg. em 08/04/2009
Família – Ale
Estilo – Schwarzbier
Teor de álcool – 4,5%
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Marrom-escuro avermelhado, límpida.
Espuma – Boa formação e duração, dourada.
Aroma – Café e torrado intensos, levíssimo chocolate, doce, toffee, levíssimo herbal de lúpulo.
Sabor – Média carbonatação, médio corpo, doce equilibrado, torrado e café também intensos, leve e equilibrado amargor do malte torrado, (fumaça/defumado??).
Veredicto – Ótima Schwarzbier que segue a Lei de Pureza da Baviera de 1516, utilizando apenas maltes torrados para alcançar sua bela cor, sem adição de corante caramelo. Sem dúvida a melhor nacional do estilo seguida de perto pelo exemplar da Bamberg de Votorantim (já postada pelo Santa Cerveja !!). Ambas convidam a abrir outra garrafa. A Ouro Preto deve ficar ótima com charuto.