4 de maio de 2009

Bush Blond e Bush Ambrée

A Brasserie Dubuisson que fica na Valônia, Bélgica, nasceu em 1769 criada pelos ancestrais dos atuais administradores da cervejaria, Hugues e Vincent Dubuisson. Mesmo após oito gerações de cervejeiros, a empresa continua independente e com a mesma família.
A primeira cerveja Bush foi criada por Alfred Dubuisson, em 1933, e até hoje sua receita permanece a mesma. Primeiro foi batizada de Bush 12% e mais tarde, foi “rebatizada” Bush Ambrée sendo considerada a cerveja mais forte da Bélgica.
O nome Bush tradução de Buisson, para o inglês, foi escolhido para facilitar a entrada da cerveja no mercado inglês. Já nos EUA, é comercializada como Scaldis pois Bush é exclusividade da gigante cervejaria Anheuser-Busch, que produz a Budweiser.
A família Bush é composta pelas seguintes cervejas: Bush de Nöel, Bush 7%, Bush Prestige (versão Ambrée maturada em barris de carvalho), Bush de Nuits, Cuvee de Trolls, Bush Ambrée Tripel (versão Ambrée refermentada na garrafa), Bush Blond Tripel (versão Blond refermentada na garrafa). Estas ainda não são encontradas em nosso país.Seguem as impressões das duas versões até agora disponíveis no Brasil, Bush Blond e Bush Ambrée:

Bush Blond
Deg. em 10/12/2008
Família – Ale
Estilo – Belgian Strong Ale
Teor de álcool – 10,5%
Temperatura de serviço – 7 a 9 graus.
Cor – Laranja, levemente turva.
Espuma – Boa formação e média/pouca duração.
Aroma – Álcool presente (menos que no sabor), cítrico/laranja, doce, malte, (fermento?)
Sabor – Média/pouca carbonatação, médio corpo, álcool bastante pronunciado, cítrico/laranja, fermento, quente, doce, maltes, residual também do álcool.
Veredicto – Lembra até uma “tripel animal”. Cerveja forte com álcool muito presente e com muita personalidade. Alguns a classificam como belgian specialty ale(?). Recomendo esta boa cerveja com muita moderação para acompanhar noites mais frias!!

Bush Ambrée
Deg. em 24/04/2009
Família – Ale
Estilo – Barley Wine
Teor de álcool – 12%
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Laranja avermelhado, levemente turva .
Espuma – Boa formação e média/pouca duração, bege clara.
Aroma – Álcool bastante evidente, maltes, doce, (fermento?), compota de frutas.
Sabor – Médio corpo, baixa carbonatação, álcool, quente, maltes, levíssimo amargor, licorosa, cítrica, laranja, damasco, pêssego, fermento, complexa.
Veredicto – Embora seja uma cerveja belga, trata-se de um estilo de cerveja da escola inglesa, o “barley wine”(vinho de cevada). Complexa cerveja. Também forte fazendo lembrar do álcool todo tempo. Seu dulçor não é desagradável, mas é bastante presente. O aroma lembra o da Barley Wine da brasileira Schmitt. Achei a Bush Blond mais cativante no geral!! De qualquer forma, disponibilizar duas ou três garrafas em sua adega para degustações despretensiosas, vale a pena!!!