16 de maio de 2009

Maredsous Blonde 6º, Brune 8º e Triple 10º

Maredsous é a autêntica cerveja dos monges beneditinos da Abadia de Maredsous, na Bélgica. A Abadia localiza-se na Ardennes belga, sul da cidade de Namur, na província de mesmo nome, próxima a pitoresca vila chamada Denée. A Abadia de Maredsous foi fundada em 15 de outubro de 1872 perto da Abadia de Beuron, na Alemanha (Ambas são “descendentes” da Abadia de Saint Paul, em Roma). Foi então que Attout, monge beneditino e filho de cervejeiro, formulou uma cerveja especial. Os monges de Maredsous começaram a produzir a “divina” cerveja em 1930 e após a segunda guerra mundial, passaram a produzi-la fora do mosteiro.
Na Abadia de Maredsous vivem 35 monges, que oram e trabalham seguindo os ensinamentos de Saint Benedict, tradição que perdura por seis séculos. Dedicação e hospitaldade são valores muito importantes na Abadia de Maredsous.
As cervejas produzidas pela Maredsous ainda seguem a receita original dos monges beneditinos. Hoje as cervejas da Abadia ainda são supervisionadas por uma comunidade de Abadias que recebem royalties e é representada pelo Abade Bernard Lorent. Uma parte do lucro gerado pela cervejaria é destinado às causas humanitárias, mesmo pertencendo ao Grupo Duvel Moortgat, há mais de 30 anos.
Hoje tive o prazer de degustar as três versões da Maredsous. Todas muito especiais com sabores definidos e aromas inconfundíveis. Seguem as impressões da Maredsous Blonde, Brune e Triple cujo os números indicados nos rótulos informam o teor alcoólico de cada versão:

Maredsous Blonde 6º
Deg. em 11/05/209
Família – Ale
Estilo – Abadia (Blond Ale)
Teor de álcool – 6,0%.
Temperatura de serviço – 6 a 10 graus.
Cor – Cor de caramelo, alaranjada, leve turbidez.
Espuma – Boa formação e duração, bege.
Aroma – Cítrico, laranja, (maçã?), fermento, doce do malte, mel quando mais quente.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, fermento, leve doce do malte, cítrico/laranja, leve amargor do lúpulo, residual também de fermento, seca, (cravo?).
Veredicto – Boa Blonde. Corpo agradável e saborosamente balanceada. Todas as Maredsous são boas, mas esta fica em último lugar das três. Até porque cervejas blond são mais comuns que de outros estilos. De qualquer forma, recomendo sem dúvida!!

Maredsous Brune 8º
Deg. em 11/05/2009
Família – Ale
Estilo – Abadia (Dubbel)
Teor de álcool – 8,0%.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus.
Cor – Marrom avermelhado, levemente turva. Linda cor!
Espuma – Boa formação e ótima duração, cremosa.
Aroma – Torrado, café, chocolate, fermento, doce, (frutas vermelhas?), (madeira?), complexo.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, álcool, café pronunciado, doce agradável, frutas pretas, sabor aveludado, sensação quente, leve amargor final com residual também amargo e de café.
Veredicto – Ótima dubbel! Mais leve que outras do estilo. Esta cerveja me fez lembrar da versão dubbel da La Trappe, minha paixão. Ambas são magníficas!!! O creme “fofo” acompanha a cerveja até o último gole. Tem personalidade, mas não enjoa. Aroma, corpo e sabor com notas máximas. Apreciadores do estilo devem degustá-la. Santa Cerveja!!

Maredsous Triple 10º
Deg. em 11/05/2009
Família – Ale
Estilo – Abadia (Tripel)
Teor de álcool – 10,0%.
Temperatura de serviço – 6 a 10 graus.
Cor – Alaranjada, mais clara que a Blonde, turva.
Espuma – Boa formação e média duração, bege clara.
Aroma – Cítrico, laranja, maçã, doce, fermento, leve álcool.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, doce, cítrico pronunciado, especiarias, leve álcool. A mais amarga das três, mas mesmo assim, não tão pronunciado, com final doce.
Veredicto – É uma tripel, também mais suave que outras do estilo. Interessante não sentir a presença demasiada do álcool. O final desta cerveja é muito “redondo”, agradável. Não sou fã de tripel, mas adoraria outra garrafa desta versão. Todas as Maredsous são excelentes, mas minha preferida é a Brune.