19 de maio de 2009

Kaiser Bock 2009

Esta cerveja produzida, hoje, pela Fensa, é uma bock de bom gosto! A primeira vez que a provei, estava em Monte Verde/MG, no inverno de 1993. Naquela época namorava a menina com pezinhos lindos que hoje é minha esposa, e naquele momento a cerveja já me agradou. Interessante é que a cada ano, a receita desta cerveja passa por algumas mudanças. Adiciona-se mais ou menos lúpulo, maltes e a quantidade de adjuntos também varia... Enfim, a cada ano temos uma nova Kaiser Bock. A versão 2009, do grande grupo cervejeiro mexicano, foi degustada cuja as impressões passo a expor:

Kaiser Bock 2009
Deg. 19/05/2009
Família – Lager
Estilo – Bock
Teor de álcool – 6,2%.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Avermelhada/cobre intenso.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, cremosa e bege.
Aroma – Caramelo intenso, leve lúpulo, leve torrado, levíssimo álcool, defumado agradável.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, caramelo/toffee, doce, maltes, leve álcool, levemente licorosa, final amargo do lúpulo.
Veredicto – O aroma desta versão bock, da Kaiser, cerveja que podemos dizer que já é tradicional, está muito bom. Melhor que a edição 2008, com muito mais personalidade!!! Até pode-se dizer que é relativamente quente, o que se espera de uma cerveja de inverno. Mas, infelizmente, o aroma é melhor que o sabor. Indico mesmo assim...