28 de maio de 2011

Sauber Beer Witbier

A Sauber Beer foi fundada em 2009, na cidade de Mogi-Mirim/SP, pelo engenheiro químico Renato Marquetti Junior, que aliou sua experiência de mais de 25 anos em química com a paixão pela cerveja. Mesmo se tratando de uma nova cervejaria verdadeiramente artesanal, a Sauber faz sucesso disponibilizando quinze, isso mesmo, quinze estilos diferentes. Inclusive com receitas bem originais e difíceis de se encontrar como é o caso da Pumpkin (cerveja com abóbora) e da Ginger (com gengibre). A produção atual da cervejaria é de 800 litros por mês em média, mas com objetivo de crescimento desde que não interfira na qualidade das cervejas. Então vamos começar!! Seguem as impressões da Sauber Beer Witbier:

Sauber Beer Witbier
Deg. 15/05/2011
Família – Ale
Estilo – Witbier.
Teor de álcool – 4,7 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Mel/palha pálido, turva.
Espuma – Boa formação e boa duração, branca.
Aroma – Fermento, leve cítrico, leve limão, frutada, (condimentos??).
Sabor – Leve corpo e boa carbonatação, doce de malte, levíssimo amargor, levemente cítrica, acidez moderada, limão, refrescante e interessantemente aveludada.
Veredicto – Witbier dentro dos padrões, mas talvez um pouco “tímida”. É fácil de beber, mas tem pouca personalidade. Não significa que é ruim!! Pelo contrário, é extremamente leve com aromas e sabores também sutis. O coentro que poderia aparecer um pouco mais, não é notado. Mas lembrem, é artesanal mesmo!! O proprietário e cervejeiro produz apenas 800 litros por mês das suas cervejas. Normalmente para servir este estilo, aconselha-se homogeneizar o fermento contido na garrafa com a cerveja. No caso desta versão da Sauber, a apresentação fica mais bonita sem essa mistura, e não implica na formação do creme.