17 de maio de 2011

BrewDog Hardcore IPA

Por enquanto, esta versão imperial da BrewDog é a última que degustei da cervejaria. Estou muito feliz com os resultados das degustações. Todas, sem exceção, mereceram no final dos comentários o certificado “Santa Cerveja !! de qualidade!!! Esta IPA extrema também não ficou atrás. Excelente cerveja, mas como a gente sempre tem a nossas “meninas dos olhos”, a minha eleita da cervejaria escocesa, até o momento, é a Punk IPA (pelo menos antes da mudança da receita). Seguem as impressões da BrewDog Hardcore IPA:

BrewDog Hardcore IPA
Deg. 07/05/2011
Família – Ale
Estilo – Imperial IPA (ou double IPA)
IBU - 150
Teor de álcool – 9,2 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Cobre, turva.
Espuma – Boa formação e excelente duração, bege.
Aroma – Lúpulo, caramelo queimado, frutada (mais que a Punk IPA), cítrico, maracujá, (groselha??).
Sabor – Encorpada com média/baixa carbonatação, doce dos maltes, caramelo, imediato amargor de lúpulo, frutada, leve cítrico, abacaxi, maracujá, “sensação quente”. Retrogosto equilibrado de doce/amargo e sabor do lúpulo, mas com pequena facilidade para perceber mais o doce.
Veredicto – Aroma menos fresco que o da Punk. Creme maravilhoso que se mantém inteiro no copo até o último gole. Depois da Punk, sem dúvida esta é minha eleita. Embora com 150 IBU (esperava algo devastador), como discriminado no rótulo, e sendo uma cerveja “extrema”, a Punk tem um potencial amargo com sabor de lúpulo muito mais agressivo. Porém, os outros aromas e sabores são mais intensos. O álcool de 9,2 % se faz lembrar apenas pela sensação de aquecimento. É perigosa e deliciosa!!! Santa Cerveja !!