5 de maio de 2011

Czechvar Premium Czech Lager

Desde 1265 a cidade de Ceské Budejovice (Budweis), na República Tcheca, tem sido considerada uma capital cervejeira. Mas somente em 1895, foi fundada por alguns cervejeiros da cidade, a Cervejaria Czech Share Brewery, atual Budejovický Budvar. Hoje, os produtos Budweiser Budvar estão sob a proteção do Protector Geographical Indicator na União Européia. Para alguns países, como o Brasil e EUA, a versão chega batizada de Czechvar, em razão da disputa do nome “Budweiser” entre algumas grandes cervejarias como a Anheuser-Busch (atual AB InBev) e a checa Budweiser Bier Bürgerbräu. Seguem as impressões da Czechvar:

Czechvar Premium Czech Lager
Deg. 31/10/2010
Família – Lager
Estilo – Bohemian Pilsener.
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada, límpida.
Espuma – Boa formação e média/pouca duração, cremosa.
Aroma – Mel, lúpulo herbal e floral, malte evidente, pão, biscoito, leve vegetal cozido.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, malte mais pronunciado que o lúpulo que traz amargor moderado, final de biscoito e seco com leve amargor de lúpulo.
Veredicto – Tradicional pilsen tcheca. É como deve ser o estilo, inclusive com notas de mel (para alguns manteiga proveniente do diacetil), que é característica essencial das Bohemian Pilsener. Sem dúvida, boa cerveja, mas ainda fico com a Urquell em se tratando do estilo!!!