22 de maio de 2011

Del Ducato Nuova Mattina

O Birrificio Del Ducato foi inaugurado em 2007, por Giovanni Campari, próximo ao local de nascimento de Giuseppe Verdi, perto de Parma, na Itália. Desde as primeiras cervejas, Giovanni mostrou-se um cervejeiro de mão cheia e com idéias inovadoras, utilizando vários adjuntos na composição de suas receitas. Assim como afirmei há tempos atrás, decidi postar estas Del Ducato italianas, bem como as Grado Plato, por apresentarem preços justos!!! As três versões que apresentarei a vocês são muito boas, com ênfase para a que apresento hoje, uma Saison para beber de joelhos!!!! Então vamos lá, seguem as impressões da Nuova Mattina:

Del Ducato Nuova Mattina
Deg. 19/02/2011
Família – Ale
Estilo – Saison.
Teor de álcool – 5,8 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (cervejaria sugere de 8 a 12 graus).
Cor – Laranja, turva, bela cor.
Espuma – Excelente formação e excelente duração, cremosa, bege bem clara.
Aroma – Camomila e coentro evidentes, leve picante, cítrico, frutada (maçã madura?), floral.
Sabor – Médio corpo e boa carbonatação, acidez relevante, refrescante, condimentada, adstringente, agradável amargor de lúpulo e do (gengibre?? – talvez sugestionado?), final seco e amargo de lúpulo.
Veredicto – Que creme é esse??? Nota 10!! E com louvor!! Linda no copo!! Boa cerveja italiana de estilo belga. O cervejeiro não economizou nos adjuntos (utilizou gengibre, coentro, pimenta verde e camomila) e criou uma cerveja muito especial. Nada atrapalha nada!!! Todos os ingredientes interagem fazendo nascer um sabor realmente único. O final seco e levemente adstringente convida para o próximo gole!! Como esta foi a primeira Del Ducato que degustei, fico até com medo de me decepcionar com as outras versões, já que agora tenho que “nivelar por cima”. Com propósito, na última taça, servi o fermento depositado no fundo da garrafa. Resultado?? Cor mais alaranjada, aroma e sabor de fermento acrescentados. Santíssima Cerveja !!