15 de maio de 2011

BrewDog Punk IPA

Uma das melhores IPAs que degustei. O amargor é radical. Espalha na boca e permanece depois que você engole essa maravilha. Já vi alguns dizendo: nossa, como é desequilibrada! E eu digo: Não é pra ser equilibrada! É uma India Pale Ale. Contanto que o amargor agrade, cumpre seu papel. Seguem as impressões da BrewDog Punk IPA:

BrewDog Punk IPA
Deg. 07/05/2011
Família – Ale
Estilo – American IPA
IBU - 65
Teor de álcool – 6,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Alaranjada, turbidez a frio que se mantém menos aparente depois de mais aquecida.
Espuma – Média formação e média/boa duração, bege clara.
Aroma – Lúpulos, cítrico, frutado, floral, leve doce, (herbal?), laranja, leves notas de mel.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, moderada acidez, leve doce dos maltes seguido imediatamente de amargor e sabor de lúpulo intensos, retrogosto também intensamente amargo.
Veredicto – Que pena, que pena, que pena!!! Tomei uma das últimas Punk IPA com 6,0% de álcool e 65 IBU. Agora, com receita modificada, é produzida com 5,6% de álcool e 45 IBU. O amargor desta cerveja me fez lembrar boldo!! Pra mim, excelente!!! Pra minha esposa, amarga demais!! Indico pra quem realmente gosta de lúpulo, principalmente do amargor dele. Como já disse acima, não há equilíbrio nesta versão, mas equilíbrio não é a tônica deste estilo! Uma cerveja pra adorar ou desprezar. Considero a melhor da BrewDog dentre as amostras que degustei. Santa Cerveja !!