26 de maio de 2011

Del Ducato Sally Brown

Seis das sete versões Del Ducato estiveram/estão disponíveis no Brasil. Delas, três encontrei por preço justo. Hoje posto a terceira que degustei. A versão stout da cervejaria. Nesta receita, a cervejaria italiana utiliza onze maltes diferentes somados a cevada não maltada e a aveia torrada. Segundo a Del Ducato, a Sally Brown foi desenvolvida com base em uma Oatmeal Stout que o mestre-cervejeiro fez quando ainda era homebrewer. Seguem as impressões da Del Ducato Sally Brown:

Del Ducato Sally Brown
Deg. 22/02/2011
Família – Ale
Estilo – Stout.
Teor de álcool – 4,8 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (cervejaria sugere de 10 a 14 graus).
Cor – Marrom com reflexos avermelhados.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege.
Aroma – Café e chocolate, torrado, (leve lúpulo?), (madeira?), doce/caramelo, (fermento?).
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, (leve caramelo?), café e torrado destacados, chocolate, média acidez, amargor de malte torrado, leve adstringência, (leve amargor de lúpulo?), final de café imperando com pouco chocolate.
Veredicto – Aroma suave e agradável. Corpo aveludado e sabor equilibrado. Segundo a Del Ducato, esta versão nasceu do encontro de uma stout irlandesa com uma porter inglesa. Porém, muito mais próxima de uma stout. Uma stout fina, sem ser exageradamente encorpada e com sabores suaves percebidos de maneira agradável. Mas tenho que dizer que das três versões Del Ducato degustadas até agora, esta é a terceira opção. A Nuova Mattina, por enquanto, brilha sem concorrência!!!!