24 de maio de 2011

Del Ducato A.F.O. (Ale for Obsessed)


Minha segunda postagem da Del Ducato, a A.F.O., foi a segunda cerveja produzida pela cervejaria italiana. Trata-se de uma Pale Ale que utiliza nada mais do que nove tipos de lúpulos diferentes, entre eles, os americanos Chinook, Cascade e Simcoe, que segundo a cervejaria, conferem  ao produto final aromas cítricos e de frutas tropicais. Tem toques torrados e de caramelo, que equilibram o amargor, que é persistente. Seguem as impressões da Del Ducato A.F.O.:

Del Ducato A.F.O. (Ale for Obsessed)
Deg. 20/02/2011
Família – Ale
Estilo – American Pale Ale.
Teor de álcool – 5,4 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (cervejaria sugere de 10 a 14 graus).
Cor – Castanho, turva.
Espuma – Ótima formação e boa/média duração, bege.
Aroma – Lúpulo evidente destacando o floral, cítrico e herbal, toffee, (pimenta?), (frutas secas?).
Sabor – Médio corpo e média e fina carbonatação, amargor destacado dos lúpulos, caramelo discreto, leve frutado, final seco com amargor de lúpulo persistente.
Veredicto – Muito boa pale ale americana. Nove tipos de lúpulos são utilizados na receita. Isso mesmo, nove!!! Entre eles, três americanos, onde o cascade é facilmente identificado.Mas todo esse lúpulo é sustentado por um bom corpo e equilibrado com o dulçor do malte. A Itália, que não tem tradição cervejeira, está produzindo excelentes cervejas. Segue quase que a risca a cartilha do estilo proposto.