7 de maio de 2011

Flying Dog Dogtoberfest Märzen

Para encerrar por hora com as americanas e mais precisamente com as Flying Dog (já que a versão trigo sumiu!!!), trato da Flying Dog Dogtoberfest Märzen. Fui presenteado com esta versão pelo amigo e também sommelier de cervejas, René. Segundo informações da cervejaria, esta cerveja é produzida com ingredientes exclusivamente importados da Alemanha, para chegar ao verdadeiro sabor deste estilo que é, lógico, alemão. Utiliza-se de um blend de cinco maltes para tanto. Esta cerveja obteve êxito no concurso Great American Beer Festival, sendo medalha bronze em 2005 e medalha de ouro em 2008/2009, na categoria German-Style Märzen. Seguem as impressões da Flying Dog Dogtoberfest Märzen:

Flying Dog Dogtoberfest Märzen
Deg. 08/04/2011
Família – Lager
Estilo – Oktoberfest/Märzen.
IBU – 30
Teor de álcool – 5,6 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho claro, turva.
Espuma – Boa formação e média duração, bege.
Aroma – Malte intenso, caramelo evidente, biscoito, lúpulo no segundo plano.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doce/caramelo, lúpulo e maltes se alternando na boca, amargor médio agradável, final doce.
Veredicto – O lúpulo apresenta-se mais pronunciado em aroma e sabor do que nas versões típicas alemãs. Poderíamos estar diante de uma American Märzen?? Talvez!!! Porém, o que predomina no aroma é o malte como deve ser! No sabor o lúpulo se faz presente pelo mais pelo amargor do que pelo sabor. Ótima sazonal da Flying Dog.