2 de junho de 2010

Gouden Carolus Cuvée Van de Keizer Blauw

Inicio as postagens de junho, mês da copa do mundo, em grande estilo. Segundo as histórias da cidade de Mechelen, a Gouden Carolus Classic era considerada a cerveja do Imperador. A cerveja foi batizada com o referido nome em referência as moedas douradas do Imperador Charles V. “Gouden Carolus” de “Golden Charles” é uma mistura de flamengo e latim. A Cuvée Van de Keiser Blauw é uma edição especial de Classic, fabricada apenas no dia 24 de fevereiro de cada ano, data de aniversário do Imperador Charles V. Embora a “base” desta preciosidade seja a versão Classic, trata-se de uma cerveja totalmente diferente a começar pelo tempo de guarda que pode chegar a dez anos. As impressões da fantástica Cuvée Van de Keiser Blauw, safra 2008:

Gouden Carolus Cuvée Van de Keizer Blauw
Safra 2008
Deg. 29/05/2010
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale
Teor de álcool – 11,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus.
Cor – Marrom com reflexos avermelhados, límpida.
Espuma – Média formação e média duração, dourada.
Aroma – Doce, chocolate, torrado, frutas vermelhas e pretas, cereja, leve álcool, vinho.
Sabor – Encorpada, média carbonatação, doce evidente, torrado, chocolate, frutas pretas, ameixa, frutas vermelhas, cereja, licorosa, leve álcool, vinho do porto.
Veredicto – Cerveja dos deuses!!! Complexa ao extremo!!! Provavelmente a melhor cerveja que já degustei. Intensa e saborosa. Não era de se esperar diferente, pois utiliza como cerveja base a Carolus Classic que é excelente. O álcool é muito bem inserido no todo. Além de uma cor maravilhosa, apresenta dulçor bastante evidente, mas incrivelmente não enjoativo. Santa Cerveja !!