21 de junho de 2010

Steenbrugge Dubbel

Na Idade Média, em Flandres, Bélgica, Arnold de Tiegem fundou a Abadia de St. Peter e, em 1084, passou a produzir cerveja, com a qual “curava” operários doentes. A verdade é que, como na época a água era imprópria para se beber, Arnold estimulava o consumo de cervejas, livrando assim várias pessoas dos grandes surtos de doença e pragas. O “santo remédio” tornou-se tão procurado que ele foi declarado o santo patrono dos produtores belgas. É a Steenbrugge, a cerveja que homenageia este santo.
Steenbrugge Blond (já postada pelo Santa Cerveja !!) e Steenbrugge Dubbel são cervejas de abadia refermentadas na garrafa. Além da benção do santo patrono, têm um importante direfencial que tempera ainda mais as cervejas, o Gruut. Trata-se de uma mistura herbal. Há séculos atrás, cada cidade costumava ter sua própria cerveja, com personalidade própria. Em Bruges, cidade de Flandres próxima ao pequeno vilarejo de Steenbrugge, onde se encontra a abadia se St. Peter, a personalidade foi determinada por essa mistura de ervas que os fabricantes adquiriam da casa de ervas da cidade, conhecida como Gruuthuse. Para a fabricação das Steenbrugge, esta tradição medieval continuou e os padres da Abadia de St. Peter também enriqueceram sua cerveja com esta mistura. Seguem as impressões da Steenbrugge Dubbel Bruin:

Steenbrugge Dubbel
Deg. 20/04/2010
Família – Ale
Estilo – Dubbel (Abadia).
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (rótulo indica de 8 a 12 graus)
Cor – Marrom avermelhado, turva.
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa, bege mais escuro que a Blond.
Aroma – Toffee, torrado, chocolate, (madeira?).
Sabor – Médio corpo (menos que a Blond) e média carbonatação, amargor do malte torrado, chocolate, baunilha, doce. Bom drinkability, embora seja uma Dubbel.
Veredicto – Bela cerveja com bela cor. Adoro o estilo dubbel. É um dos meus preferidos e a versão da Steenbrugge é muito bem produzida. Tanto a dubbel como a blond, por serem extremamente equilibradas, são cervejas de fácil harmonização e com bom drinkability.