16 de junho de 2010

Tilburg’s Dutch Brown Ale

A cervejaria Koningshoeven foi fundada em 1881 no sul da Holanda, situada na tranqüila vila de Tilburg, que faz parte do monastério onde também são produzidas as cervejas Trapistas La Trappe. Tanto o monastério quanto a cervejaria foram fundados na fazenda que anteriormente pertencia ao Rei Willem II, da Holanda. Reinou durante o século XIX e foi conhecido pela construção de indústrias e do complicado sistema de canais, utilizado até hoje na Holanda. A tradição de produzir cervejas se iniciou no final do século XIX. A Tilburg's, que não é trapista, é uma tradicional cerveja de alta fermentação elaborada apenas com malte tostado de cevada, lúpulo fino e fermento, de acordo com a antiga receita.
Interessante é o rótulo da Tilburg's que homenageia O famoso pintor Jeroen Bosch, que viveu sua vida inteira próximo à cervejaria de Koningshoeven. O tem como base um detalhe de sua principal obra: "The Garden of Earthly Delights" (O Jardim dos Prazeres da Terra), atualmente exposta no Museu do Prado, em Madri. Seguem as impressões da Tilburg’s Dutch Brown Ale:

Tilburg’s Dutch Brown Ale
Deg. 10/04/2010
Família – Ale
Estilo – Brown Ale.
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho escuro/ marrom avermelhada.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, cremosa, bege.
Aroma – Chocolate, maltes, toffee, doce, leve torrado, frutada.
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, maltes, chocolate, torrado, doce, caramelo, frutas pretas, (ameixa?), leve amargor final de malte torrado.
Veredicto – Boa cerveja. Doce, mas não desagradável. Exemplar legal de uma brown ale. Nada de especial, mas bem feita.