5 de junho de 2010

Birra Duan Bianca

Há pouco tempo começaram a chegar cervejas italianas, que embora também seja um país com pouca tradição cervejeira, possui várias marcas e entre elas a Birra Moretti, que a exemplo da AB Inbev (que importa Leffe, Franziskaner, dentre outras) é trazida pela Fensa. Também temos duas versões da cerveja Birra Duan desembarcadas aqui, a Bianca e a Ambrata. A Birra Duan é uma nova cervejaria artesanal, localizada em Puglia, no sul da Itália, e que produz cervejas em garrafas de 750ml, mas não arrolhadas. Na produção das Duan, são utilizadas matérias-primas importadas da Bélgica e da França. Seguem as impressões, para debutar as italianas, da Birra Duan Bianca:

Birra Duan Bianca
Deg.15/05/2010
Família – Ale
Estilo – Witbier.
Teor de álcool – 5,0 %
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus. ( de 7 a 8 graus pela cervejaria)
Cor – “Mel pálido”, turva.
Espuma – Boa formação e média duração.
Aroma – Cítrico, frutado, maçã, fermento, (mel?), (lúpulo).
Sabor – Médio/leve corpo e boa carbonatação, cítrico, seca, frutada, maçã, refrescante, leve doce, leve fermento, (avinagrado?), amargor final de lúpulo leve e agradável.
Veredicto – A mais diferente witbier que degustei. Lembra demais um espumante. Nada de cravo e temperos como se esperava, mas sim a maçã em evidência. Esta Duan é refermentada na garrafa e é até interessante porém, não justifica seu preço: em média R$ 65,00. Também indiquei temperatura de serviço mais elevada do que recomendo normalmente para as witbiers (de 2 a 4 graus), pois no caso, realça sabor e aroma desta cerveja italiana. Destaque para garrafa e rótulos que mais uma vez prova o bom gosto do povo italiano.
Qualquer pessoa que já esta acostumado com cervejas diferenciadas e estilos especiais, indicaria um copo do tipo “tumbler” (copo da Hooegarden) para degustar esta cerveja em questão, por se tratar de uma witbier. Porém, em nada é comprometida se bebe-la na taça, como fiz. Explico: tanto nesta versão da Duan como na Estrella Damm Inedit e mesmo na La Trappe Witte e Unibroue Blanche de Chambly, todas witbier, a própria apresentação da garrafa pede algo mais sofisticado para degusta-la. Inclusive a versão citada da La Trappe indica no rótulo o uso de taça, bem como a Duan Bianca.