27 de março de 2009

Super Bock e Super Bock Abadia Gold

Desde que foi lançada em 1927, a marca Super Bock passou por vários relançamentos.
Produzida pela Unicer, era inicialmente encontrada apenas no Norte do país.
Hoje, a Super Bock está presente em 95% dos pontos de venda em Portugal. A Super Bock foi a primeira bebida portuguesa a editar um livro, "Dois dedos de espuma", no qual retrata toda a história da marca ao longo de seus 75 anos que fizeram da Super Bock referência em Portugal. A Super Bock conquistou 23 medalhas consecutivas no concurso "Monde Selection de la Qualité" e produz várias versões: Super Bock Original com mais de 75 anos de existência, Super Bock Stout lançada em 2003, Super Bock Green em 2004, Super Bock Abadia (em 2006), Super Bock Tango, Super Bock Cool, Super Bock Garrafa de Alumínio. Dentro do universo sem álcool três cervejas: Super Bock Sem Álcool Pilsener; Super Bock Sem Álcool Preta e Super Bock Sem Álcool Pêssego, esta última com teor alcoólico de 0,0%. E ainda lançou em 2007 a versão sem álcool limão, seguida de duas cervejas Gourmet: Abadia Rubi e Abadia Gold, “estreadas” em março de 2008. Seguem as impressões de duas das versões da cervejaria “purrtuguesa” com certeza, que consegui encontrar:

Super Bock "Original"
Deg. em 27/03/2009
Família – Lager
Estilo – Pale Lager (para alguns = Standard American Lager)
Teor de álcool – 5,6%.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa.
Aroma – Frutado, doce, malte, floral de lúpulo.
Sabor – Leve corpo, média carbonatação, cereais, doce agradável, levemente seca.
Veredicto – Não posso dizer que é uma maravilhosa cerveja, até porque trata-se de uma pale lager que é em estilo que não tem muito o que apresentar de complexidade!!! Mas também não vou dizer que é uma cerveja ruim. Tem suas virtudes: é fácil de beber, seu dulçor não é enjoativo e seu corpo é agradável...

.

Super Bock Abadia Gold
Deg. em 27/03/2009
Família – Lager
Estilo – Strong Lager
Teor de álcool – 6,8%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – "Dourado alaranjado" intenso, límpida.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege clara.
Aroma – Doce, maltes, “compota de frutas”, levíssimo álcool, (leve cravo????).
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, doce evidenciado, laranja, frutado, levemente seca, (levemente licorosa?) .
Veredicto – Embora tenha sido batizada de Abadia Gold, esta novidade no Brasil trata-se de uma strong lager, estilo completamente diferente das conhecidas e boas abadias disponíveis inclusive em nosso mercado. Tudo indica que o objetivo da cervejaria foi lançar cervejas gourmet para harmonização com bons pratos. É uma cerveja razoável que deve ser degustada com peixes como indicado na própria embalagem para eventualmente ratificarmos a referida indicação. Nada mais!! Já disse acima, mas vale ressaltar, além da Abadia Gold, também lançaram a Abadia Rubi... Santa Cerveja !!